Uma página online é usada para dedicar fraudes e emprestar conhecimento não público de outras pessoas interessadas em se matricular no programa Universidade para Todos (Prouni). O SBT News soube do cadastro fraudulento no “prouni2024. online” no dia em que começaram os programas de uma política pública que concede bolsas de graduação em universidades. Possivelmente haveria outros.
Além de simular perfeitamente a conexão com o Gov. Br, a plataforma solicita dados que podem ser usados em crimes de longa duração e pressiona alunos desavisados: “Você será automaticamente removido desta edição do ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio] e edições de longa duração”, diz um aviso quando o usuário não concluir o “cadastro”.
O Relatório se comunicou ao Ministério da Educação (MEC) e informou que o ramo enviaria orientações aos leitores. Este texto será atualizado.
O SBT Notícias recomenda que os interessados em se inscrever no programa acessem a página do MEC em: “https://www. passv. br/mec/pt-br”. Além de verificar se no início do processo de cadastro consta a seguinte URL do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: “https://acessounico. mec. passv. br/prouni” ou “https://prounialuno. mec . passvernmentArraybr/”.