A Secretaria da Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta a população contra novas tentativas de golpes com a fórmula IPVA e o programa Nota MT. Os criminosos usaram sites falsos, contatos do WhatsApp e telefonemas para mentir aos cidadãos.
Em casos relacionados ao IPVA, os golpistas patrocinam sites falsos que imitam o sistema oficial, levando outros a acreditar que estão pagando impostos corretamente, quando na verdade estão sendo enganados para pagar um criminoso.
Leia também: Trabalhador se afoga após colapso de aterro em mina MT
No programa Nota MT, os criminosos tocam nas vítimas por telefone ou mensagem de WhatsApp, se passando por funcionários da Sefaz para baixar informações particulares e financeiras.
Após tocar no aplicativo de mensagens, os golpistas identificam o toque do telefone e pedem que a vítima faça transferências PIX ou copie os códigos enviados, que na verdade são os valores a serem depositados nas contas informadas por meio deles.
O subsecretário de Projetos Estratégicos da Sefaz, Vinícius Simioni, destaca a importância da atenção dos cidadãos. “Inspiramos todos a terem cuidado e verificarem a autenticidade dos sites e contactos da Internet. Nunca partilhem dados privados ou façam faturas sem confirmar que estão a utilizar canais oficiais”.
É importante ressaltar que a Sefaz não entra em contato com os contribuintes via telefone ou WhatsApp, principalmente os cadastrados na Nota MT, para solicitar notas fiscais ou dados não públicos. Quaisquer dados sobre os sorteios são enviados por e-mail e também podem ser consultados no site www. . nota. mt. gov. br online ou no aplicativo móvel “MT Note”.
Além de orientar a população, a Sefaz tem seguido medidas preventivas aos cidadãos. No caso de sites de IPVA falsos, os links são enviados ao Google para desativá-los. Em relação à Nota do MT, a secretaria, desde março, oculta os nomes completos e demais conhecimentos das determinadas pessoas.
Relatório
A Sefaz lembra que qualquer contato suspeito deve ser comunicado sem demora às autoridades competentes.
As denúncias podem ser apresentadas à Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE).
As vítimas também devem fazer um boletim de ocorrência à polícia civil, seja no usuário ou eletronicamente por meio da delegacia virtual.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Nota MT, você pode entrar em contato pelo telefone (6five) 3617-2704, de segunda a sexta, das 8h às 12h. e 13h00 a cinco horas
Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação combinada em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência do estado. O grupo inclui as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10. 1, TV Pantanal 22. 1, o Instituto de Pesquisa Gazetadados e o portal virtual Gazeta.