247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta terça-feira (23) a reinserção do Brasil na política externa, em discurso proferido no evento de anúncio de investimentos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Segundo Lula, o país perdeu espaço no plano geopolítico global devido à posição adotada pelos governos anteriores.
“Então este país mudou, este país regrediu. Este país está há seis anos sem que o presidente do Brasil viaje ou alguém venha para cá. Ninguém procurou, ninguém procurou obter nosso governo ou vir para o nosso Brasil. O Brasil se tornou um pária. Bem, tomei a decisão de reivindicar a participação geopolítica do Brasil porque o Brasil é o único país que não tem disputas com ninguém. Nós só lutamos uns contra os outros, mas não precisamos brigar com ninguém. pela paz”, disse ele.
O presidente destacou a retomada do debate com países de todos os continentes: “Sou presidente há um ano e oito meses e já me reuni com 54 presidentes da África, 27 presidentes da Europa, 15 presidentes da Caricom (Comunidade do Caribe), que são os países do Caribe, com 33 presidentes da América Latina. América, assembleia do G20 com mais de 20 países, assembleia do BRICS com mais de 20 países e duas assembleias do G7. Em apenas um ano e 8 meses já tive mais contato com os presidentes. da república do que o governo jamais teria imaginado ter”, disse ele.
Lula também falou dos efeitos positivos que a inserção do país no cenário externo teve na economia e defendeu que o país seja um líder global na transição de poder. “Você sabe quantos novos mercados abrimos para as exportações brasileiras? 165 novos mercados em 55 países. Por isso estamos batendo recordes de exportação, por isso estamos promovendo mais e por isso tem mais gente que precisa vir para o Brasil, porque agora o que está na moda é o poder da transição. E a transição de poder depende do Brasil”, argumentou.
O presidente também aproveitou a oportunidade para criticar a política de armas do governo anterior. “O que aconteceu com a economia deste país? O que aconteceu com o progresso deste país? O que aconteceu com a escolaridade neste país?Tudo se foi. Está tudo acabado porque eles trocaram tudo isso em troca de notícias falsas, em troca de mentiras, em troca de venda de armas, liberando armas que outras pessoas podem comprar. As pessoas não precisam de armas. Aqueles que precisam de armas são o crime organizado, aqueles que precisam de armas são os criminosos deste país, porque os outros não precisam estar armados.
iBest: 247 é o canal político do Brasil em termos de voto popular
Assine o 247, pelo Pix, assine a TV 247, canal Cortes 247 e assista: