Com o tema Coloreemos Acre, a 3ª edição do Festival de Graffiti do Acre acontece de 26 a 28 de julho em Rio Branco, capital do estado, e tem em sua programação outros dois tocantinses, Elpidio de Paula e Emanuel Vitor (Leromanual), artistas artistas plásticos cujas pinturas têm como foco o graffiti, que participam da ocasião junto ao Governo do Tocantins, por meio do Ministério da Cultura. A ocasião abrange todas as facetas do hip-hop e oferece a oportunidade de trocar conhecimentos com outros países latino-americanos.
O conceito de bora é semelhante a avançar e seguir em frente, além de aludir ao Fundo de Habilitação Bora Cultura Preta. O objetivo do festival é destacar a funcionalidade das culturas urbanas e lembrar as pessoas da importância do grafite. para a sociedade, reforçando assim a identidade regional do Norte. Além disso, serão apresentadas oficinas gratuitas, funcionalidades e apresentações culturais para toda a comunidade local, além de uma área interativa para crianças.
Os artistas Elpídio de Paula e Emanuel Vitor embarcaram nesta quarta-feira, 24, para o Acre, para abastecer os artesanatos do Tocantins, com peças de buriti e babaçu, na ocasião em que também sedia uma feira de economia da arte. A expectativa da população do Tocantins é trocar experiências, artes e sabedoria nesta ocasião.
“Em geral, essas culturas estão intimamente relacionadas à marginalidade, mas quando digo marginalidade não é a marginalidade do crime, mas a de outras pessoas que estão à margem da sociedade. Portanto, é uma cultura de reação e este festival oferece esse espaço para esses artistas estarem na vanguarda, no meio e na vanguarda. Também somos muito gratos ao governo do Tocantins por fazer uma escala na Imaginad e detectar nosso trabalho”, diz Elpídio.