O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (26) uma nova atualização da inscrição no Benefício de Pagamento Continuado (BPC). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Bem-Estar Social, Família e Combate à Fome (MDS), ainda há um número gigantesco de beneficiários que não estão inscritos no Cadastro Único ou cuja inscrição tem mais de 48 meses.
Desde 2016, para se beneficiar do BPC, os beneficiários devem estar inscritos no Cadastro Único e atualizar seu cadastro a cada dois anos. Atualmente, mais de 6,02 milhões de beneficiários obtêm benefícios do programa, incluindo outras pessoas com mais de 65 anos e outras pessoas com deficiência e baixa renda, que recebem o salário mínimo.
Os beneficiários que não estejam no CadÚnico ou cujo cadastro esteja vencido há mais de 48 meses deverão regularizar sua situação no prazo de quarenta e cinco dias caso residam em município de até 50 mil habitantes. Para quem mora em cidades maiores, com mais de 50 mil habitantes, o prazo é de 90 dias. Uma notificação será feita através do banco.
Caso o beneficiário atualize nesse prazo, o pagamento é suspenso.
Após a suspensão dos pagamentos, os beneficiários terão o prazo de 30 dias para se cadastrar ou atualizar no Cadastro Único, solicitar a reativação do BPC e pagar os valores devidos desde a suspensão.
Despacho do MDS e do Ministério da Previdência Social estabelece que os usuários do BPC que não estiverem com o cadastro atualizado há mais de 48 meses serão convocados a comparecer no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de sua residência.
Uma portaria do MDS em colaboração com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determina que os programas de BPC que prevejam a substituição do registro que apresentem sintomas de inconsistência devem ser submetidos à verificação de novas informações.
Nesse caso, o registro biométrico será obrigatório a partir de 1º de setembro de 2024.
Os dados serão verificados mensalmente por meio do INSS para verificar se os critérios de fonte de renda do grupo de familiares são atendidos e se as vantagens obtidas são combinadas com qualquer outra fonte de renda.
Os beneficiários do BPC que residem em municípios gaúchos com cenário de calamidade pública identificado pelo governo federal passarão pelo procedimento de cadastro ou atualização cadastral do CadÚnico neste momento.
O presidente do Instituto Nacional do Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, explica que o objetivo das medidas é cumprir a lei que determina a reavaliação que será feita a cada dois anos, algo que não tem sido feito nos últimos anos . anos.
“Não há ação de perseguição para prender pessoas, para cortar sua obtenção, isso não existe. O que existe é que quem pode obter o get, continuará a obtê-lo, conforme exigido por lei, e quem não pode. para isso, ele terá que perceber que não pode obter as vantagens se não atender às condições exigidas”, disse, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Ele garantiu que não há meta para cortar benefícios. “O que é ordenado é o que está na lei: a lei diz que um testamento deve ser feito, seja no momento do registro ou da citação. O que estamos começando a fazer agora é esta revisão.
Segundo ele, não há perigo de alguém perder seu dinheiro sem que sejam feitas as investigações obrigatórias. Os beneficiários em situação anormal serão notificados pela rede bancária, pela Central 135, pela plataforma Meu INSS e por SMS. ” “Vamos fazer um bloqueio, um tufão de notificações, para que todos saibam o que está acontecendo. “
*O artigo foi prorrogado até as 18h33.
A equipe começará às 12h15. No sábado (27) enfrentará a França, seleção local. Os Jogos de Paris contaram com a participação de craques como LeBron James (Estados Unidos), Antetokounmpo (Grécia) e Nikola Jokic (Sérvia).
O ministro congratula-se com o fato de os impostos terem deixado de ser responsabilidade do Brasil e passarem a ser responsabilidade do G20, que está na agenda externa.
Além da grande expectativa com o desempenho dos atletas brasileiros, ele disse esperar que muitos recordes sejam quebrados nas provas atléticas deste ano na capital francesa.
O velório aberto ao público no Palácio da Cidade, sede da Câmara Municipal do Rio, e a moldura funerária no cemitério de São João Batista.
Pela primeira vez na história, a abertura dos Jogos Olímpicos aconteceu ao ar livre em um estádio. O público espera uma atuação inteligente dos atletas brasileiros em Paris.
Na chuva, a festa se espalhou ao longo do Sena. Seguindo a tradição olímpica, a delegação grega foi a primeira.
Os profissionais disseram isso no Festival Latinidades 2024, que acontece em Brasília.
Com o uso de notas fiscais, a aquisição de tecidos para a venda dos produtos finais será rastreada por meio de notas fiscais eletrônicas.
Não é pouca coisa para um cargo em que outras pessoas foram julgadas, condenadas e torturadas em um museu, disse o ministro Silvio Almeida sobre a estrutura do Memorial Luta pela Justiça na antiga sede da Auditoria Militar.
Estudante da UnB preso em 1965 e viveu escondido pelos anos seguintes. Sequestrado em 1973, ele nunca mais percebeu isso.