Celso Amorim viaja à Venezuela para as eleições de domingo

O assessor especial do presidente da República, Celso Amorim, parte nesta sexta-feira (26) para a Venezuela para acompanhar as eleições presidenciais. As eleições acontecerão no próximo domingo (28) e colocarão o atual presidente, Nicolás Maduro, contra nove concorrentes.

A notícia das férias do ex-chanceler Amorim ao país vizinho foi divulgada esta manhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após participação em evento. Nos últimos dias, o presidente defendeu a presença de observadores estrangeiros nas eleições.

Cerca de 21 milhões de venezuelanos elegerão seu próximo presidente.

O processo eleitoral na Venezuela tem sido questionado por potências como os Estados Unidos e a União Europeia, em particular sobre questões como a segurança dos resultados eleitorais. Na quarta-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não enviou dois deputados para acompanhar as eleições, após Nicolás Maduro declarar que as eleições no Brasil não são auditadas.

Durante anos, por causa destas questões, os principais partidos da oposição boicotaram as eleições nacionais.  

A Venezuela enfrenta um bloqueio monetário e industrial desde pelo menos 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia começaram a desconsiderar a legitimidade do governo de Maduro.

O país vizinho também passou por uma grave crise econômica nesse período, com hiperinflação e perda de cerca de 75% do PIB (produto interno bruto, soma de todos os bens e facilidades produzidos no país), o que levou à migração de mais de 7 milhões de pessoas.

Desde meados de 2021, o país registou alguma recuperação económica. A hiperinflação diminuiu e a economia voltou a expandir-se em 2022 e 2023. No entanto, os salários continuam baixos e as instalações públicas estão a deteriorar-se.

A equipe começará às 12h15 de sábado (27) contra a França, time mandante. Os Jogos de Paris contam com estrelas combinadas como LeBron James (Estados Unidos), Antetokounmpo (Grécia) e Nikola Jokic (Sérvia).

O ministro congratula-se com o fato de os impostos terem deixado de ser assunto do Brasil e passarem a ser assunto do G20, na agenda externa.

Além da grande expectativa com o desempenho dos atletas brasileiros, ele disse esperar que muitos recordes sejam quebrados nas provas atléticas deste ano na capital francesa.

O velório foi aberto ao público no Palácio da Cidade, sede da Câmara Municipal do Rio, e a moldura foi sepultada no cemitério São João Batista.

Pela primeira vez na história, a abertura dos Jogos Olímpicos aconteceu ao ar livre, num estádio. O público espera uma atuação inteligente dos atletas brasileiros em Paris.

Na chuva, a festa se espalhou ao longo do Sena. Seguindo a tradição olímpica, a delegação grega primeiro.

Os profissionais disseram isso no Festival Latinidades 2024, que acontece em Brasília.  

Com o uso de notas fiscais, o monitoramento ocorrerá desde a compra dos materiais até a venda dos produtos finais pelas notas fiscais eletrônicas.

Não é pouca coisa para um cargo em que outras pessoas foram julgadas, condenadas e torturadas em um museu, disse o ministro Silvio Almeida sobre a estrutura do Memorial Luta pela Justiça na antiga sede da Auditoria Militar.

Estudante da UnB preso em 1965 e viveu escondido pelos anos seguintes. Sequestrado em 1973, ele nunca mais percebeu isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *