Nesta terça-feira, dia 23, começam as inscrições para o processo de variedades do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024. Os interessados terão até sexta-feira, 26, para participar do processo de variedades. Aceda ao Ensino Superior e opte por uma das bolsas apresentadas nesta edição.
No Acre, o Ministério da Educação (MEC) vai oferecer 813 bolsas ao Prouni. Deles, 747 são integrais (100%) e 66 são parciais (50%), distribuídos em 78 cursos em 20 instituições acreanas participantes do programa. A bolsa que será oferecida através do município está disponível na página do Prouni, seção “Consulta de Bolsas”.
A graduação básica com maior número de bolsas apresentadas no estado é educação, com 101 bolsas, todas completas. Em seguida, os dois cursos máximos apresentados são: Administração, com 57 bolsas (48 integrais e nove parciais), e Gestão de Recursos Humanos, com 52 bolsas (51 integrais e uma parcial).
As inscrições são gratuitas e os efeitos da 1ª e 2ª convocatórias serão anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestar interesse na lista de espera é 9 e 10 de setembro; e os efeitos da lista de espera serão publicados em 13 de setembro.
“Para participar do processo de variedade, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a 0 na prova. teste”, informa o Ministério da Educação (MEC).
O candidato também deve atender aos critérios socioeconômicos – adicionar uma fonte de renda condizente com o círculo familiar capita que não exceda um salário mínimo e parte para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais – e estar cadastrado no login exclusivo do governo federal que pode ser feito no portal gov. br.
“Ao se cadastrar você precisará: fornecer endereço de e-mail e telefone válidos; preencher seus próprios dados cadastrais e os relativos ao seu grupo familiar; e selecionar, em ordem de preferência, até duas características da instituição, vaga de oferta, curso, equipamento , tipo de bolsa e tipo de festival dentre os disponíveis, dependendo da renda bruta do candidato conforme mês de acordo com o círculo capita dos familiares, fonte de renda e atendimento aos critérios da Portaria MEC nº 1 de 2015 ”, explicou o MEC.
Dependendo do ministério, a seleção de cursos e estabelecimentos pode ser feita por ordem de preferência. Dados mais detalhados sobre as bolsas concedidas (curso, equipamento, estabelecimento e posição de oferta) podem ser encontrados no site do Prouni.
© 2022 – Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre