Poder Judiciário disponibiliza portal de acolhimento à rede para atendimento mais humanizado

A Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) inovou muitas táticas para fortalecer a oferta de instalações eficazes e oportunas que intensificam os laços de aceitação e lealdade com a comunidade. Nesta sexta-feira, 19, foi dado mais um passo para efetivar o compromisso da Justiça do Acre em uma recepção mais acolhedora ao público com o objetivo de compreender os anseios individuais de cada cidadão que busca respostas para seus transtornos ao solicitar intervenção judicial. Acreano. Este é o portal para o acolhimento dos cidadãos.

Localizado na Cidade da Justiça, em Rio Branco, o setor unifica algumas facilidades iniciais, agilizando o tempo dos cidadãos para que eles não precisem se deslocar para os demais espaços do judiciário. Com um ambiente acolhedor e valorizado, o Portal de Acolhimento ao Cidadão foi projetado para oferecer facilidades para a apresentação de denúncias, oferta de informações, certidão, recebimento de documentos, orientação jurídica, entre outros, por meio do Poder Judiciário do Acre. Desde os primeiros dias, os cidadãos já têm acesso a informações, certificados e aconselhamento jurídico. .

Solenidade

Durante a cerimônia de entrega, que contou com a presença de diversas autoridades judiciárias e executivas, além de servidores da Justiça, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, pressionou para que o Portal Acolher se engajasse com uma visão de atendimento mais humanizada e eficaz e que o cargo é um símbolo do compromisso do controle existente com um ambiente acolhedor e acessível a todos.

“Este portal de boas-vindas é apenas uma semente. São 400 metros quadrados que ampliamos. Tenho que agradecer a toda equipe que trabalhou duro para construir esse sonho. Quando uma empresa, uma organização, um estabelecimento se compromete a receber seus usuários com cortesia , rapidez e empatia, demonstra um verdadeiro compromisso com o bem-estar da rede que atende. Nossos servidores foram treinados para prestar um serviço orientado à humanização, com disposição para prestar atenção e fazer tudo o que for imaginável para garantir a saída dos clientes. aqui com os dados que buscam, valorizados e respeitados”, afirmou.

O vice-presidente do TJAC considerou a entrega um dia festivo e disse estar satisfeito com a inauguração do espaço, que marca uma nova forma de receber o público. “Estou muito satisfeito com isto. Um espaço absolutamente diferente, cheio de vidros para que possamos ver o verde que nos rodeia. Esta é a aceitação do poder judicial. Este é o novo poder judicial, o poder judicial sem medo de errar, a partir de 22 século Estamos com um ar novo, é isso que sentimos e outras pessoas serão bem-vindas aqui e ficarão satisfeitas por estar no fórum da Cidade da Justiça”, frisou.

O portal de acolhimento ao cidadão foi possível graças à assinatura de um acordo de cooperação com o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

O secretário de Obras Públicas, Ítalo Rossi, que o momento é gratificante e que é notável a forma como o poder judiciário do Acre tem inovado na forma de acolher o próximo.

“Devo ressaltar que como secretário de pintura, que ao longo de sua carreira acaba viajando por vinte e dois municípios, é notável o cuidado que o TJ teve em receber outras pessoas em seus sets. A determinação do governador Gladson Camelli é que podemos avançar juntos. Esta divisão de forças é uma distribuição constitucional, cada um de nós tem as suas responsabilidades, mas no final todo o nosso trabalho é acolher os outros, seja no executivo, no poder judicial ou no legislativo, quer o Tribunal de Justiça continue a contar. no estado-maior do Seop, que vamos continuar, dentro das nossas possibilidades, a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para poder servir, porque quando servimos ao judiciário, servimos a população. Continuamos trabalhando para cuidar dos outros”, garantiu.

Serviços

Os balcões de atendimento foram divididos e coloridos tematicamente para facilitar a identidade do que será encontrado no local: o Atermation (depositário de ações) ganhou azul, o Serviço Público ganhou rosa, o Protocolo recebeu a cor verde e o Cidadão – A função pública recebeu laranja. São 24 mesas de atendimento e há também sala para OAB, Procon, Energisa e Ouvidoria, onde o cidadão, dependendo do desafio que surgir, já pode resolver seu cenário na hora.

A construção foi construída junto ao posto de guarda da Cidade da Justiça, num terreno urbanizado ampliado de cerca de 400 m², proporcionando 660 m² de espaço.

Valmir Ferreira, 63 anos, morador do bairro Adalberto Aragão, foi ao Portal de Acolhimento ao Cidadão para registrar reclamação contra uma operadora. No balcão da Atermação ele denunciou o cenário e ganhou a data da primeira audiência.

“Ganhei com atenção e atenção maravilhosas. O garçom que me ajudou com muita paciência em me ouvir e me ajudou a encontrar uma solução para o meu problema. Ser recebido em frente à Cidade da Justiça está me ajudando muito. Especialmente para mim, já que estou em uma cadeira de rodas”, ela compartilhou.

Inicialmente, o portal de acolhimento do cidadão fornecerá informações, oferecerá certificados e conselhos. A diretora do Tribunal Distrital de Rio Branco, juíza Luana Campo, explica que nos próximos dias os demais anseios do Poder serão postos à prova.

“Conforme discutido em uma reunião anterior, vamos realizar uma tarefa piloto relacionada aos tribunais especiais. Mas não são fáceis quando se trata de coletar documentos, como pedidos de auxílio à Defensoria Pública, pedidos de remoção. Portanto, por enquanto, nosso serviço se concentrará nessas 3 áreas: serviço, certificado e informação. É uma alegria que hoje estejamos instalando este portal de boas-vindas, espero que todos se sintam bem-vindos e que, se necessário, façam sugestões ao Conselho do Fórum que serão transferidas para o controle superior para melhorar as instalações que temos. oferta à nossa jurisdição”, reforçou.

Outras declarações

A defensora pública Simone Santiago parabenizou o controle existente do TJAC e desejou que o meio ambiente cumpra seu papel de acolher o público de forma mais humanizada, e a promotora do Ministério Público do Estado do Acre Maia Guedes também está sob pressão por atenção. que a liderança do TJAC terá que fazer alguma jurisdição da maneira mais produtiva que se possa imaginar.

Com consultórios disponíveis, representantes da Energisa e do Procon também destacaram o efeito positivo do serviço de acolhimento.

A presidente interina do Procon, Camila Lima Procon, disse que é muito importante que o Tribunal de Justiça, o Procon e a Ouvidoria estejam todos imbuídos da mesma preocupação, a de atender o cidadão. O diretor técnico da Energisa, Antônio Matos, pressiona para que a inauguração do portal de recepção fortaleça a aliança com o judiciário do Acre selada desde 2019.

© 2022 – Todos os direitos reservados. La Gaceta del Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *