Estado e Iphan assinam convênio para contratação de projetos de recuperação do Teatro Amazonas e requalificação do canal público

menu

O Governo do Amazonas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, assinou, nesta sexta-feira (26/07), às 11, no Teatro Amazonas, um termo de compromisso com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional). Instituto Artístico (Iphan) para desenvolvimento de projetos de recuperação do Teatro Amazonas e requalificação do canal público Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

 

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muñiz, a revitalização do Teatro Amazonas permitirá uma maior recepção dos turistas que visitam o teatro monumento, assim como as exposições que estão instaladas na casa de ópera.

 

 

“Além do Teatro Amazonas, interviremos também no canal público Raimundo Vidal Pessoa, que é um domínio há muito tempo desocupado, muito bem localizado, um domínio que, tal como tem sido feito noutros domínios, poderá ser simplesmente um domínio de referência cultural”, afirmou.

 

 

Marcos Apolo esclareceu ainda que, nesta primeira etapa, os recursos serão utilizados para contratar o andamento dos projetos. “A partir dos projetos, buscaremos apoio, não só do governo federal, mas também do setor pessoal, para poder fazer os serviços saírem”, explicou.

 

transferência federal

 

O Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai repassar R$ 1,35 milhão ao Governo do Amazonas para a contratação de projetos para a requalificação da Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa e para o restauro do Teatro Amazonas. O montante faz parte do PAC Seleções. 

 

A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, disse que as comissões vão identificar os desejos das pinturas. Posteriormente, uma vez que a comissão esteja pronta, as pinturas tornam-se precedência para a própria execução. “É uma pintura detalhada, que não só mapeia os desejos expressos, mas também avalia os custos dos serviços. Geralmente, a recuperação de quadros requer trabalho árduo especializado e isso terá que ser indexado nas ordens que serão realizadas”, explicou.

 

Restauração do Teatro Amazonas

 

O Teatro Amazonas é tombado como patrimônio milenar pelo Iphan desde 1966. O contrato de cessão inclui a recuperação do telhado e da cúpula, adicionando estruturas de aço e outros elementos de drenagem; recuperação dos elementos arquitetônicos das fachadas; recuperação da Cortina, do Planalto Plafon e do teto da Salle Noble, que fornecem pinturas artísticas; e as fachadas monumentais.  

 

As medidas visam proporcionar maior situação e proteção aos visitantes, ao público e aos artistas, perpetuar a escala como representação da história e aumentar o número de visitantes, melhorando assim a economia do estado. contribuição no processo de candidatura dos imóveis “Teatros da Amazônia” (Teatro Amazonas em Manaus/AM e Theatro da Paz em Belém/PA) ao prestígio de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

Serão destinados R$ 750 mil para a contratação do projeto de recuperação.

 

Prisão Pública

 

A Penitenciária Disembargador Raimundo Vidal Pessoa está localizada no polígono do Centro Histórico de Manaus, tombada pelo Iphan e pode ser um ponto de “patrimônio delicado” na história de Manaus, uma vez que traz de volta memórias infelizes e delicadas.  

 

A transferência busca, por meio da renúncia à propriedade, uma nova função social, transformando a posição marcada pela segregação, pelo isolamento e pelo abandono da dignidade humana, em um Centro de Tradições Amazônicas para difundir a cultura em suas formas, além de preservar o Patrimônio Construído Herança. Herança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *