Para beneficiar a população idosa, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), introduziu uma nova dotação para a rede de atenção e combate à violência contra os idosos. “EnvelheSER 60+” atualiza políticas e atendimento ao cliente.
As medidas estão sendo implementadas de forma gradual, por meio da Subsecretaria Executiva dos Direitos do Idoso (Seadpi), administrativamente na Sejusc.
A iniciativa conta com 3 espaços de atuação: atenção às vítimas de violência e garantia de direitos; prevenir e responder à violência, bem como internalizar políticas; Promover a saúde, o bem-estar e a independência monetária. Para cada eixo, a Sejusc expandirá os métodos de forma coordenada.
Os novos avanços estão alinhados aos princípios estabelecidos pela Lei 10. 741, que regulamenta o atendimento ao idoso, e visam ampliar a estrutura de atendimento da rede.
A tarefa trata de conhecimentos que indiquem acúmulo de casos de violência. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), em 2023, a Comissão Especializada em Crimes contra Idosos (DECCI) recebeu, em média, mais de 70 denúncias de crimes contra idosos de forma consistente por semana. Com a implementação da ordem, serão lançadas políticas públicas e movimentos voltados à vontade expressa dos idosos.
A secretária-chefe da Sejusc, Jussara Pedrosa, pressionou para que o foco fosse a execução da ampliação do complexo com sistemas especializados e para idosos.
“A Sejusc trabalha a inclusão social de todas as pessoas, crianças, idosos, mulheres, entre outros, para que com a comissão possamos executar movimentos e políticas públicas de forma mais efetiva, ampliando a rede e garantindo os direitos dos idosos. “, emite o secretário.
“Temos um público de 4 mil idosos participando do Idosos em Movimento e precisamos alcançar ainda mais. Caminhamos recentemente pela Rua Júnio Violeta, que chama a atenção para o combate à violência contra os idosos, para poder colocá-los e colocá-los colocar em prática essas políticas é uma das prioridades do governo do Amazonas”, acrescentou Jussara.
Atualizar
Com o “EnvelheSER 60”, a convocatória para o trabalho “Vida e saúde dos idosos ativos” foi substituída por “Idosos em movimento: um caminho para um envelhecimento saudável”, que trabalha a qualidade de vida dos idosos com a prática desportiva. . , atividades recreativas e equipamentos culturais com profissionais de educação física, dança e instalações nas áreas de psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, enfermagem, geriatria e direito.
IdadeBE 60
A prevenção, o enfrentamento, o combate à violência e a interiorização das políticas em favor do idoso serão realizados por meio dos projetos “Violência de convivência” e “Ações Itinerantes”, já em funcionamento, tanto nas escolas da capital quanto no interior.
“Idoso em Movimento” é proporcionar bem-estar e atividades psicossociais à Amazônia.
O “Empreendedorismo na Velhice” – ex-Empreendedor Sênior – já está colhendo benefícios para proprietários da maior variedade de negócios, com linhas de crédito da Agência de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Afeam), com juros baixos e prazos de pagamento longos.
O “Pé na Estrada” está em implementação e vai transmitir reportagens que divulgam o bem-estar físico, intelectual e social dos idosos, promovendo a ligação com a natureza.
Com a ampliação dos complexos do Centro Integrado de Proteção e Defesa do Idoso (CIPDI) e o status quo de longo prazo do “Abrigo de Transição”, o Estado fortalece o atendimento aos idosos vítimas de violência.
“Capacioso” – que forma profissionais para pintar com pessoas mais velhas, já teve atividades em Iranduba, Maués e, no próximo mês, chegará a Tefé.
O “Envelhecimento no Território” surge de um programa do governo federal que visa garantir os direitos humanos dos idosos no Brasil. No Amazonas, o programa será implementado na capital e no interior.
O “Raízes” tem como alvo a identidade dos membros da rede e dos povos indígenas, por meio de políticas e dados ampliados sobre seus direitos. A primeira atividade foi realizada em junho, com o povo Sateré-Mawé, em Maués.
A “Garantia dos Direitos do Consumidor” tem como objetivo sensibilizar e monitorizar os direitos dos idosos. Ainda em junho, foram realizadas buscas de orientação em estabelecimentos monetários de Maués. A missão cobrirá todo o estado.