A Fazenda Federal emitiu um alerta aos contribuintes em relação a falsificações que geram falsas guias de recolhimento de impostos para empresas do segmento de microempreendedores individuais (IME). Nesse ataque, os golpistas buscam atingir usuários do PGMEI, o programa gerador de documentos da Coleção Nacional Simples – Microempreendedor Individual.
Em comunicado, a autarquia informou que páginas fraudulentas na Internet direcionavam os visitantes para sistemas de criação de faturas falsas. Esses documentos visam desviar recursos dos empresários, uma vez que o valor pago é enviado para fraudadores e não para os cofres públicos.
Todas as transmissões levam páginas que simulam o verdadeiro endereço PGMEI para dar mais credibilidade à fraude. Em um caso, golpistas copiam o domínio original da plataforma e reposicionam os pontos tracejados em parte de sua estrutura para mentir para as vítimas, apresentando-o assim: www8-receita-fazenda-gov-br.
O golpe é realizado por meio de páginas falsas que simulam PGMEI. Para isso, basta verificar o endereço antes mesmo de acessar o site para verificar se o domínio ingresos. fazenda. gov. br aparece na estrutura.
De acordo com a Fazenda Federal, a plataforma está disponível em um endereço: https://www8. receita. fazenda. gov. br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei. app/identificacao.
A firma federal também recomenda ter cuidado com sites da Internet que solicitam dados confidenciais ou redirecionam para páginas suspeitas. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com a Fazenda Federal por meio dos canais de atendimento:
“Os contribuintes que suspeitam de fraude ou têm dúvidas recorrem diretamente aos órgãos gestores, por meio dos canais oficiais”, informa a Receita Federal.