Uma pesquisa da NordVPN mostra que o Brasil é o segundo país do mundo mais afetado pelo roubo de cartões de pagamento. Mais de 600. 000 cartões foram comprometidos e seus dados foram vendidos na dark web em todo o planeta. Desse total, mais de 39. 000 estavam em território brasileiro.
Segundo o levantamento, o Brasil está atrás dos Estados Unidos, onde foram roubados 73 mil cartões. A Índia está em terceiro lugar, com mais de 35 mil casos.
Segundo a NordVPN, o procedimento de roubo de conhecimento começa com a instalação de malware, um tipo de software malicioso projetado para explorar vulnerabilidades em redes e dispositivos. Essa configuração pode ocorrer com e-mails de phishing, onde os golpistas enviam a mensagem com o objetivo de induzir a vítima a obter informações confidenciais, baixando software infectado ou sites maliciosos, por exemplo. exemplo.
Uma vez instalado no dispositivo, o malware é capaz de coletar dados confidenciais, desde credenciais e pontos de login primários até pontos primários de cartão de crédito. Esses dados são então enviados diretamente para os servidores dos hackers, que vendem regularmente os dados recebidos na dark web. ou usá-lo para operações fraudulentas.
Com os dados roubados é possível fazer compras ou solicitar empréstimos em nome da vítima. Os dados são do G1.
Saber mais
Alessandro Di Lorenzo é colaborador do Olhar Digital