O Brasil tem diversas figuras de destaque nos Jogos Olímpicos de Paris. Alguns brilham no esporte, mas também há quem se destaque em outros espaços. Um deles é o ex-jogador de futebol Raí. Com passagens notáveis por clubes como São Paulo e PSG (França), o campeão mundial de futebol com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994 é hoje considerado uma espécie de embaixador informal que trabalha para estreitar as relações entre Brasil e França.
Em entrevista à Agência Brasil em evento realizado na Casa Brasil (ponto de encontro em Paris para torcedores, governo e atletas durante os 17 dias dos Jogos Olímpicos) no último sábado (27), Raí também falou sobre as expectativas do mundo do futebol. A Copa será disputada em 2027 no Brasil e destacará o legado de Gol de Letra, tarefa social criada por ele há 25 anos.
Agência Brazil: Qual a importância de uma área como essa, a Casa Brasil, que fala sobre o Brasil e os Jogos Olímpicos na capital francesa?Raí: Acho que essa é a força motriz do jogo. Quando olhamos para o total global aqui, uma área é incrivelmente vital que o Brasil esteja presente. E o Brasil, junto com outros 3 ou 4 países, é um dos países mais aplaudidos aqui, como demonstrado na cerimônia de abertura. O Brasil terá que saber aproveitar esses momentos, mostrar sua beleza, suas riquezas, tudo o que temos em termos de riqueza cultural que mostre quem somos. Nós nos esforçamos para que outras pessoas saibam todas as coisas inteligentes que temos, para que não fique apenas na imaginação. Os Jogos Olímpicos e a França, que está cada vez mais próxima do Brasil, são parcerias estratégicas que serão vitais para o mundo e para o nosso desenvolvimento.
Agência Brasil: Você é um ídolo no Brasil e na França. Aqui nos Jogos, podemos dizer que ele atuou como uma espécie de embaixador entre os dois países, especialmente no esporte?Raí: Eu me considero um embaixador ocasional. Estou muito orgulhoso disso, de ser esse símbolo entre os dois países. É qualquer coisa que possa fazer o bem global. A França é o país dos direitos humanos, da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Já o Brasil tem um estilo humano, o nosso estilo espontâneo, que todo mundo adora, assim como todas as nossas belezas. Percebo que os franceses, quando param no Brasil, voltam com a mesma impressão quando param no Brasil. : que o país é maravilhoso, que é bonito, mas que o mais rico são as pessoas, as relações humanas. Acho que o Brasil tem muito a relatar globalmente, mas também muito a relatar de outros países.
Agência Brasil: Daqui a 3 anos o Brasil sediará uma Copa do Mundo Feminina. Agora temos a seleção brasileira disputando os Jogos Olímpicos com a Marta. Será que a nossa Rainha triunfará na Copa do Mundo em solo brasileiro em 4 linhas? Raí: Na verdade, estou nas mulheres [da equipe], não só em termos de potencial técnico, para desempenhar aqui um papel inteligente, mas também para constituir uma causa. Uma causa que vai muito além do esporte. Mas na verdade queremos que o Brasil coloque aqui um recurso inteligente. Quanto à Marta, ela é um dos maiores símbolos do Brasil, não só pelo futebol, mas também pela sua postura, pela sua força, como mulher, como nordestina. de tudo isso. É muito poder, como diz a própria Marta, e queremos comemorar o maior tempo possível, dentro e fora de campo.
Agência Brasil: No Brasil eles têm uma tarefa social chamada Gol de Letra. Qual é o legado dessa iniciativa? Raí: Gol de Letra comemora 25 anos de trabalho. Mais de 30. 000 jovens já passaram por nossos centros. Faz a diferença na vida das pessoas que atende, suas famílias e os bairros em que opera. Hoje, temos resultados muito inteligentes. Começamos a espalhar nosso método há mais de 10 anos. Em outras quinze regiões do Brasil, e até mesmo na Guiné-Bissau, incentivamos outros a fazerem o que fazemos nos subúrbios de São Paulo e do Rio, na periferia. Quando comecei a Gol de Letra, há mais de 25 anos, o propósito era criar um movimento para promover um país mais justo. Meu grande sonho é transformar o Gol de Letra em sinônimo de cidadania, sinônimo de justiça social, sinônimo de educação de qualidade. para que as novas gerações possam se expandir tanto quanto imaginável para serem os maravilhosos remodeladores de nossa realidade, os remodeladores sociais.
Agência Brasil, esposa do Blog de Esmael.
Deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR.
Diretor Geral da Itaipu Binacional. Ex-deputado federal do PT-PR.
Jornalista e advogado. Desde 2009 é diretor do Blog do Esmael.
Ministro das Finanças. Ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação.
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Deputado federal do Paraná e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT).
Presidente da República Federativa do Brasil.
Advogado e especialista em gestão, é deputado estadual pelo PSD.
Jornalista e escritor. Ativista político e social, membro do PT de Curitiba.
Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET).
Deputado do PT, oposição a ALEPPO.
Secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Escritor e ex-Ministro da Ciência e Tecnologia.
Foi 3 vezes governador do Paraná, deputado estadual e prefeito de Curitiba. Ex-senador da República.