O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (28) que o mundo “começou de novo no Brasil”, graças às relações internacionais “ativas e orgulhosas” do governo brasileiro. inventário do ano e parte da sua gestão, destacando as conquistas económicas e sociais e destacando a reintegração do país na esfera externa.
“O Brasil recuperou seu papel de liderança no cenário mundial. Participamos de todos os principais fóruns estrangeiros. O Brasil voltou ao global, e o global agora passará pelo Brasil”, disse Lula, referindo-se à Cúpula de Líderes do G20, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro. O Brasil é o presidente do G20, organização formada por 19 países e duas organizações regionais (União Africana e União Europeia).
Ele citou as propostas do Brasil dentro do bloco, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a tributação dos muito ricos. “Não podemos ficar calados diante de uma tragédia que afeta a vida de 733 milhões de homens, mulheres e jovens em todo o mundo. “Para tornar o mundo mais justo, apresentamos ao G20 a proposta de tributar os mais ricos, que já conta com a participação de vários países”, explicou.
Em 2025, o Brasil sediará a assembleia dos BRICS (organização de 10 países emergentes) e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém.
Entre os destaques de sua atual gestão, o presidente também citou o crescimento econômico, o controle da inflação, a retomada dos sistemas sociais e de investimentos, a criação de empregos formais, o resgate de políticas para minorias sociais, a priorização do meio ambiente e o desenvolvimento de políticas voltadas para a transição de poder. para combater as mudanças climáticas.
“O Brasil recuperou a civilização”, disse ele.
Segundo o presidente, tudo se faz com renúncia à responsabilidade monetária.
“Precisamos de um Brasil que cresça para todas as famílias brasileiras. Não vou desistir do meu dever monetário. Entre as muitas lições de vida que aprendi com minha mãe, a Sra. Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É esse dever que nos permite ajudar os demais gaúchos com recursos federais”, disse, referindo-se ao estado que sofreu a maior tragédia ambiental de sua história nos meses de maio e junho deste ano, com enchentes e enchentes. .
O presidente sustentou que governar “é cuidar de milhões de famílias”. “Todos os pais sabem como é complicado cuidar de uma família. Garantir aos jovens nutrição, saúde, educação, segurança e um futuro melhor”, disse ele.
“Isso é o que tenho feito desde o início do meu governo. Hoje, o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. Estamos em condições de dar o exemplo de que aqui no Brasil a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de superar o ódio”, acrescentou Lula.
Agência Brasil, esposa do Blog de Esmael.
Deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR.
Diretor Geral da Itaipu Binacional. Ex-deputado federal do PT-PR.
Jornalista e advogado. Desde 2009 é diretor do Blog do Esmael.
Ministro das Finanças. Ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação.
Ministro da Justiça Federal (STF).
Deputado federal do Paraná e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT).
Presidente da República Federativa do Brasil.
Advogado e especialista em gestão, é deputado estadual pelo PSD.
Jornalista e escritor. Ativista político e social, membro do PT de Curitiba.
Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET).
Deputado do PT, oposição a ALEPPO.
Secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Escritor e ex-Ministro da Ciência e Tecnologia.
Foi 3 vezes governador do Paraná, deputado estadual e prefeito de Curitiba. Ex-senador da República.