É possível que a seleção brasileira de basquete masculino não evite a derrota para a Alemanha na preparação para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Nesta terça-feira (30), a seleção brasileira oscilou demais e venceu por 86 a 73. Mesmo com duas derrotas. Em duas partidas, há chance de classificação para as quartas de final, desde que derrote o Japão na próxima partida.
A seleção brasileira só teve um bom desempenho no segundo quarto do jogo. Caso contrário, perseguiram o placar, perderam Bruno Caboclo e Gui Santos por faltas e não tiveram forças para reagir no segundo tempo. Ainda é possível se classificar, mas o Brasil terá que passar para os outros grupos e vencer o Japão por uma ampla margem.
Dennis Schröder, o jogador mais produtivo da última Copa do Mundo vencida pela Alemanha, o artilheiro da partida com 20 gols. Pelo Brasil, Yago marcou 18 pontos e Vitor Benite mais 17. As equipes alemã e francesa já garantiram uma vaga nas quartas de final.
O Brasil está no Grupo B do basquete masculino nos Jogos Olímpicos. Ele voltará ao camarote na próxima sexta-feira (2), às 06h (horário de Brasília), para enfrentar o Japão.
Basquete em Paris 2024 | Veja o programa completo
O Brasil fez o jogo fazendo quase tudo errado, dando muito espaço na defesa e sendo lento para trocar passes no ataque. A Alemanha, por outro lado, acelerou nas transições e dominou o campo. A mistura entre Franz Wagner e Daniel Theis funcionou muito bem e a equipe alemã assumiu uma grande vantagem. No final do primeiro quarto, o Brasil perdia 12 pontos no placar: 22 a 10.
Mas a situação mudou no segundo trimestre. Com uma defesa muito mais competitiva, principalmente dentro da área, o Brasil freou o ataque alemão. As bolas pararam de cair e o ataque brasileiro, com a velocidade de Yago, teve poder de chute de 50%. Benite e Gui Santos foram letais no triplo e a seleção brasileira controlou para entrar no intervalo com o placar de 40 a 40. Ou seja, o Brasil teve 30 emissões no trimestre, enquanto a Alemanha teve 18.
Ao voltar do vestiário, a defesa cometeu os mesmos erros do primeiro quarto. Dennis Schröder rolou e rolou, ditou a velocidade alemã e fez o que procurava na defesa brasileira. Para completar, Bruno Caboclo eliminou com seis faltas e a Alemanha entrou no quarto período com uma vantagem de 60-51.
O volume alemão nos últimos 10 minutos foi muito maior do que o volume brasileiro. Rapidamente, o mérito aumentou, na mesma proporção em que o desânimo se apoderou do Brasil. Sob pressão, o ataque cometeu muitos erros, especialmente em arremessos soltos. Muito nervoso Em quadra, Gui Santos também foi eliminado por faltas, a Alemanha controlou o placar e garantiu a vitória: 86 a 73.
A seleção brasileira masculina de basquete, campeã pré-olímpica da Letônia, está em Paris 2024 no Grupo B, junto com a anfitriã França (atual vice-campeã olímpica), além das campeãs mundiais Alemanha e Japão.
O torneio de basquetebol masculino reúne 12 grupos, divididos em 3 grupos de quatro. Os dois primeiros grupos da equipe, bem como os dois primeiros colocados do terceiro lugar, avançam para as quartas de final.
No Grupo A, a seleção canadense mostrou seu favoritismo, derrotando a Austrália por 93 a 83 e garantindo uma vaga nas quartas de final. O destaque vem com o trio que joga na NBA: RJ Barrett e Shai Gilgeous-Alexander, que somaram 40 pontos. Dillon Brooks também se saiu bem com mais 16 pontos. Para a equipe australiana, que ainda tem chance de se classificar, Josh Giddey marcou 19 pontos.
Ainda no Grupo A, a Espanha recupera e afunda a Grécia. Santi Adalma somou 19 pontos, Sergio Llull somou treze e os espanhóis venceram por 84 a 77. A Grécia fez 27 pontos do craque Giannis Antetokounmpo, mas já perdeu dois na competição. Além do Canadá, que já está qualificado, as outras 3 organizações da organização ainda têm chance de se qualificar. No sábado (2), o Canadá enfrenta a Espanha, enquanto a Grécia enfrenta a Austrália.
No Grupo B, assim como o Brasil, a anfitriã França levou um grande susto, mas venceu o Japão por 94 a 90 e já estava confiante em sua posição nas quartas de final. Os centros franceses foram memoráveis, Victor Wembanyama conseguiu um duplo-duplo. (18 pontos e 11 rebotes), enquanto Rudy Gobert pegou 15 rebotes e marcou sete pontos. França e Alemanha se enfrentarão na próxima sexta-feira (2).
Conteúdo Relacionado