O Brasil é eliminado do vôlei masculino nas Olimpíadas de Paris. A equipe de Bernardinho chegou às quartas de final nesta segunda-feira (5) contra os Estados Unidos por 3 sets a 1 (26-24, 28-30, 25-19 e 25-19).
Esta é a primeira vez em 24 anos que o Brasil não consegue triunfar pelo menos nas semifinais do vôlei masculino. Vale lembrar que Tóquio foi a primeira vez que a seleção masculina ficou sem medalha desde os Jogos Olímpicos de 2000, quando também perdeu nas quartas de final para a Argentina.
Esta também será a primeira vez que Bernardinho participa de Jogos Olímpicos e fica sem medalha. Até este ano, foram sete participações e sete medalhas: uma como jogadora, duas como técnica da seleção feminina e mais quatro como comandante da seleção masculina.
O destaque do jogo desta segunda são os 20 pontos de Anderson. O extremo DeFalco também esteve muito bem e contribuiu com mais 16. Do lado brasileiro, Alan saiu do banco para ser o artilheiro do time: 16 pontos.
Enquanto o Brasil voltava para casa, os Estados Unidos disputavam uma das semifinais contra a Polônia. Do outro lado da diversidade estão Itália e França.
O Brasil começou muito bem a partida, com saques e bloqueios efetivos logo de cara, e abriu uma vantagem de 13 a 8 no primeiro tempo. Mas a equipe repetiu o que já havia acontecido em outras equipes e começou a diminuir seu desempenho. De repente, a vantagem desapareceu e o ajuste empatou em 16-16.
A seleção brasileira ainda controlou para continuar jogando na frente até que os Estados Unidos mudaram a situação por 22 a 21. O set terminou em 26 a 24 em um desafio americano bem-sucedido que tocou no bloqueio brasileiro.
O segundo componente deve começar com os restos do primeiro. O Brasil sentiu a perda do set e jogou tudo para trás, com a vitória dos Estados Unidos por 18 a 12. Nessa parte complicada do set, Bernardinho reposicionou o time e colocou Alan e Adriano na posição de Darlan e Leal. E veio a reação improvável!
Para se aproximar, a seleção brasileira enfrentou dois problemas de set e empatou em 24 a 24. Depois, manteve mais um set point até terminar a partida em 30 a 28, devido a um erro do ataque americano.
Mas os Estados Unidos não sentiram aquele set perdido e começaram a decolar no 3º período. Eles abriram às 15h. em vez das nove da manhã e desta vez não há margem para reacção. Bernardinho ainda fez outro upgrade ao cortar o armador Bruninho para atualizar Fernando Cachopa. Mas não foi suficiente para evitar a derrota por 25 a 19.
Com todos os ralis realizados, o Brasil assumiu temporariamente a vantagem de 4 a 1 no quarto set. Mas o placar já estava 5-4. Os Estados Unidos jogaram na frente o tempo todo, porém as coisas começaram a acontecer mesmo com o saque de Holt, quando os americanos abriram o placar em 20 a 16. A seleção brasileira nunca controlou o gol e acabou finalizando. Derrotado por 25 a 19.
Fonte: ESPN
MÍN 19° Máx. 34°