Novo alerta de crise será emitido no Rio Grande do Sul

A partir de 10 de agosto, a nova ferramenta de alerta de crise será implementada em uma primeira fase nos seguintes municípios das regiões Sul e Sudeste: Roca Sales/RS, Muçum/RS, Blumenau/SC, Gaspar/SC, Morretes/PR, União da. Vitória/PR, São Sebastião/SP, Cachoeiro de Itapemirim/ES, Indianópolis/MG, Petrópolis/RJ e Angra dos Reis/RJ. Estes locais foram selecionados através da Secretaria Nacional de Proteção Civil com base no volume de alertas emitidos em 2023 e nas recentes crises de elevado impacto.

A implementação da nova ferramenta começará com uma fase de operação assistida. A partir do dia 10 a ferramenta estará disponível para a proteção civil. Nesta data, a população das localidades envolvidas receberá um alerta de demonstração, que servirá como uma espécie de teste.

O objetivo deste alerta é informar a todos sobre o início da disponibilização do sistema “Defesa Civil Alerta”.

A Anatel e a Defesa Civil planejam uma etapa de monitoramento da fórmula “Alerta Civil da Defesa”, que terá duração de um mês. O objetivo é avaliar o funcionamento da fórmula e identificar possíveis desejos de ajuste antes de proceder à sua implementação em todo o Brasil. Após esta fase de avaliação, a Anatel traçará e divulgará o cronograma nacional de expansão da ferramenta.

O cronograma é controlado de forma colaborativa por meio de diversas entidades e organizações. A coordenação é feita por meio da agência, que trabalha em colaboração com as principais operadoras de celular do Brasil: Claro, TIM, Vivo, Algar e Sercomtel. Além dessas operadoras, também participa da coordenação o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia Móvel, conhecido como Conexis.

No âmbito da proteção civil, o trabalho está sendo realizado em colaboração com as organizações, acrescentando o Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (Cenad). O Cenad é um componente do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), que é um dos ministérios interessados no processo.

Por fim, o Ministério das Comunicações (MCOM) também participa, participando com outras entidades no controle efetivo e coordenado do registro em questão.

Envie a cédula aqui!

Exibir resultados da pesquisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *