Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul reabre este mês

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para ajudá-lo a aproveitar nosso site, personalizar a publicidade e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com esse rastreamento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), estabelecimento da Secretaria de Cultura (Sedac) em Porto Alegre, será reaberto ao público no dia 20 de agosto, depois de ficar fechado por dois meses devido às enchentes que assolaram o estado. em abril e maio. O AHRS retorna com seu espaço de estudo, com hora marcada.  

Apesar dos danos ao terreno do Edifício Memorial do Rio Grande do Sul, onde estão localizados os arquivos antigos, e que ficou inundado por aproximadamente 30 dias, o acervo e os serviços do AHRS não foram afetados pela inundação. A propriedade está localizada no canteiro de obras atual. A equipe técnica do Arquivo contribuiu durante os últimos dois meses para a organização do Memorial, para que os equipamentos de construção voltem a estar em condições de acomodar o público.  

De acordo com a diretora de Arquivos, Ananda Simões Fernandes, a equipe está comprometida com a conservação e preservação do acervo desde que ele retornou ao local, em junho. A umidade é a maior preocupação. Devido aos danos causados pela água, a energia elétrica do edifício ainda é fornecida por meio de um gerador, com os arquivos sendo acessados apenas pela primeira escada no solo.

O Arquivo Histórico possui mais de 10 milhões de documentos, constituindo um dos maiores recursos de documentários e memórias do Rio Grande do Sul. Exposições também são organizadas na instituição.

A pesquisa no acervo será realizada de terça a quinta-feira, das 13h às 21h. às cinco da tarde, após acordo através do e-mail [email protected]. A comunicação com o estabelecimento é apenas através da Internet. O acesso à documentação é gratuito.

Por favor, e link para o conteúdo do nosso portal que você copia. Obrigado!

Publicado primeiro em Clic Camaquã » Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul reabre este mês.

O Clic Camaquã é um portal de dados que tem como objetivo fornecer dados de interesse público aos internautas da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.

política de Privacidade

2024 © Click Camaquá | Desenvolvido pela Creative Hut.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *