Fim da emergência animal no Rio Grande do Sul

O Decreto nº 706 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declara o fim do estado de emergência animal no estado do Rio Grande do Sul, devido à detecção do vírus patogênico da doença de Newcastle em aves propagandistas.

Assim, tendo em conta a manutenção de situações de vigilância epidemiológica no terreno, o Mapa restringe, apenas à região situada a cerca de 10 km do foco da doença, a exportação de produtos avícolas e seu material genético. Segundo o Mapa, na área fiscalizada pelo serviço veterinário oficial, ainda são mantidos procedimentos especiais de fiscalização dos produtos destinados ao mercado interno, o que pode implicar a necessidade de tratamento térmico antes de serem comercializados no mercado.

A declaração do estado de emergência para a doença de Newcastle publicada no dia 19 de julho é válida por 90 dias, para que os movimentos de vigilância epidemiológica possam ser realizados de forma mais célere, com a aplicação de procedimentos específicos de erradicação, já previstos no Plano de Emergência. devido a doença.

No dia 17 de julho, o Mapa apresentou diagnóstico positivo de doença de Newcastle (DNC) no município de Anta Gorda (RS). A pesquisa foi realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido pela WOAH como laboratório de referência estrangeiro para o diagnóstico da doença.

O serviço veterinário oficial continua realizando movimentações no box para que a boa forma geral seja recuperada o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *