A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul está focada apenas em medidas emergenciais para reativar a indústria turística do estado.
Além de acreditar no rápido retorno ao aeroporto Salgado Filho e fazer investimentos em transporte rodoviário e aviação regional para reanimar a demanda, o governo precisa criar um calendário oficial e permanente de eventos no estado.
A afirmação é de Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, na ocasião da entrevista exclusiva ao Portal Panrotas. De acordo com o chefe da pasta, turismo e eventos estarão permanentemente relacionados na gestão do governo estadual.
“Nossa prioridade é garantir que sairemos desta crise ainda melhores, mais qualificados e profundamente organizados, para oferecer uma hospitalidade de qualidade e maravilhosa em reação à solidariedade que recebemos de todos os estados brasileiros”
Para isso, o chefe da pasta está determinado a unir definitivamente Turismo e Eventos, com base em experiências nacionais e estrangeiras de sucesso. Isto resultará em todo um calendário de eventos para os próximos anos, acrescentando um já explicado para este momento. do ano.
“Estamos gerando um calendário forjado para esta parte do ano. Esperamos que todos os eventos mostrados no passado continuem. Nosso conceito é que poderemos, através da criação de dois ou três eventos emblemáticos por mês, atrair “Chamar a atenção de atores regionais, interestaduais e estrangeiros para os turistas, para que eles tenham alguma outra explicação de por que param no Rio Grande do Sul”.
O secretário indexou alguns eventos emblemáticos que devem ocorrer no estado em 2023, como:
“Agora começamos com a grande feira agrícola e depois temos o Festival de Cinema de Gramado, que é mundialmente famoso e é uma oportunidade maravilhosa para mostrarmos que o Rio Grande do Sul é aberto a todos. a Semana Farroupilha”, disse o secretário.
De acordo com o secretário Luiz Fernando, a ideia é implementar oficialmente o Mês Gaúcho em setembro, explorando ocasiões regionais para os turistas.
“As cidades de Gramado e Canela, por exemplo, que não tinham essas festividades no calendário, agora as terão para promover o turismo, com espetáculos folclóricos e toda a cultura das festas clássicas, com cavalgadas, cavaleiros, entre outras atrações. . Ou seja, teremos uma exploração turística dessa figura da Farroupilha do Estado
Outubro chega com a Oktoberfest estendida para outras localidades e com os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul Segundo o secretário, embora seja um reconhecimento do luto, outubro será o mês do triunfo sobre a tragédia.
“Para que possamos apresentar bem a festa, a volta da alegria e as situações de acolhimento aos turistas. Este é o mês que marca também a reabertura do aeroporto Salgado Filho e a facilidade de chegada de turistas ao estado”
O 39º Natal Luz de Gramado está se aproximando! Considerada a maior ocasião natalina do Brasil, o Natal Luz 2024 terá início no dia 24 de outubro e vai até 19 de janeiro de 2025, totalizando 88 dias de festividades. Mais uma vez, o programa terá atrações para todos aqueles que visitarem a cidade.
“Com essa orientação de eventos, vamos encerrar o ano com o Natal Luz de Gramado, um sonho de Natal, e com tudo isso final de ano também para a capital”, enfatizou o secretário.
A Setur-RS precisa se antecipar ao pré-lançamento da safra, que nada mais é do que a safra, e dar um ótimo início de safra entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
“A colheita e o esmagamento das uvas fazem parte de uma cultura gigantesca que continua até meados do ano, quando o Rio Grande do Sul sedia a Fenavinho (Festa Nacional do Vinho)”, disse Luiz Fernando.
“Com essas ideias forjadas, esperamos desenvolver um novo calendário de ocasiões, sabendo que as ocasiões podem refletir a melhoria do Estado. Também solicitamos recursos ao Ministério do Turismo para que o RS possa fazer ainda mais na organização das festividades. território para reconstruir a economia e as ocasiões do turismo”.