Recorde-se que, até à data, de um total de 497 municípios, 24 ainda não manifestaram interesse em participar no censo.
“O censo tem como objetivo identificar gargalos e insuficiências no acesso a fim de garantir a qualidade, atributos e regras da política nacional de atenção, diagnosticar a infraestrutura, promover a avaliação da cultura e gerar conhecimento para a estratégia de distribuição tarifária”, reforça o deputado. secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), Jérzey Timóteo.
O Censo das UBS é uma pesquisa coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conass, o Conasems, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Rede de Pesquisa em Atenção Básica para perceber os anseios de profissionais e usuários de aproximadamente 50. 000 UBS em todo o Brasil. A pesquisa identifica áreas prioritárias para investimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos gestores unitários e locais em termos de infraestrutura, insumos, aparato e provisão de movimentos e serviços. Serviços.
Além disso, 2024 marca os 30 anos da implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil, o que faz do censo uma oportunidade histórica para perceber o cenário número um da saúde (APS).
Como faço para responder o questionário?
O administrador municipal deve aceder à plataforma e-Manager. O acesso só é permitido com o gov. br de login e solicita o consentimento do administrador municipal (manifestação de interesse). A manifestação de interesse é feita no âmbito da “Gestão da APS”. “fórmula no e-Manager.
Após a manifestação de adesão, a plataforma estará liberada para cadastrar administradores e responder ao censo da UBS.
A Saps recomenda que o entrevistado seja selecionado através da UBS do município, preferencialmente o gestor ou coordenador da unidade ou um profissional de saúde com conhecimento profundo da unidade.
Viva para perguntas
No dia 26 de junho, autoridades estaduais e municipais puderam interagir e tirar dúvidas sobre o assunto. Com o tema “Tudo o que um gestor quer saber sobre o Censo Nacional das UBS: Perguntas e Respostas”, a transmissão ao vivo foi promovida pelo Ministério da Saúde com a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Apoio
O Ministério da Saúde também disponibiliza canais em tempo real:
Vanessa Rodrigues Ministério da Saúde