Mato Grosso é o estado que mais avançou em termos de qualidade da educação

A funcionalidade do ensino médio nas escolas públicas de Mato Grosso é a mais produtiva entre os 26 estados e o Distrito Federal, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, segundo conhecimento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). ). nesta quarta-feira (14. 08).

 

Segundo os números, a funcionalidade permitiu ao ensino médio mato-grossense subir 11 posições no ranking do Ideb, passando da 19ª colocação, em 2021, para a 8ª colocação.

 

A melhora no índice de 0,6 é justamente a da rede pública paraense, que elevou o índice para 1,3. A nota da melhor escola de Mato Grosso no Ideb 2023 foi 4,2, enquanto em 2021 foi 3,6.

 

O governador Mauro Mendes lembrou que quando assumiu a chefia do Estado, em 2019, o Ideb de Mato Grosso era um dos piores do país e destacou o esforço feito para garantir que a escolaridade mato-grossense esteja entre as mais produtivas do país. apesar das dificuldades monetárias.

 

“Muitos de vocês que nos primeiros meses de 2019 pagaram os salários devidos e o 13º parcelado. Aí começamos a fazer planos de educação, porque o Mato Grosso ficou em 22º lugar no Ideb. equipe, estamos fazendo essa história”, disse ele.

 

Mauro Mendes ressaltou ainda que os efeitos dos investimentos feitos na escolarização demoram mais e que a escolarização é o primeiro domínio do governo que se concentra no processo de modernização.

 

“É o mesmo que decidir construir uma estrada. Na educação tudo leva mais tempo. Envolvemos cerca de 700 escolas e mais de 300 mil acadêmicos de outras realidades sociais. “

 

Avaliação do IDEB

 

O Ideb avalia a qualidade da formação nas escolas com base no aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), além do índice de boa sorte dos alunos obtido por meio do censo escolar.

 

Nos primeiros anos da educação básica, de responsabilidade dos municípios, o Ideb 2023 do Estado ocupa a 9ª posição com índice de 5,8. Em 2019, ficou em 10º lugar com um indicador de 5,5.

 

Nos últimos anos da educação número um, a dever do Estado, Mato Grosso manteve o mesmo indicador, 4,8.

Cadastre-se no MidiaNews no WhatsApp e receba novidades em tempo real (CLIQUE AQUI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *