O racismo no Brasil é uma fórmula, persiste desde a criação do Estado brasileiro e as medidas voltadas ao combate ao preconceito são suficientes para enfrentar a gravidade da situação. Estas são algumas das primeiras conclusões apresentadas nesta sexta-feira (16) pela relatora especial sobre a nova burocracia do racismo, Ashwini K. P. , que integra o grupo de especialistas independentes na fórmula de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ashwini K. P. também expressou medo pelas eleições municipais, que serão realizadas em outubro deste ano. Segundo ela, há muito pouca representação política de grupos raciais e étnicos marginalizados no país, além de um ambiente político hostil e até prejudicial para eles. que conseguem ser eleitos. Ele citou como exemplo o caso de Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em 2018.
“Depois da minha experiência, tornou-se incrivelmente óbvio que outras pessoas de ascendência africana, outros povos indígenas, comunidades quilombolas, ciganos e outros pertencentes a outros grupos raciais e étnicos marginalizados no Brasil, além daqueles que enfrentam discriminação interseccional com base em deficiência, gênero, comunidade LGBTQIA, status e/ou ser migrante ou refugiado, continuam a se deleitar com uma burocracia sistêmica multifacetada, profundamente interconectados e difundidos”, disse ele em uma coletiva de imprensa.
“A violência estrutural endêmica e a exclusão, que desumanizam outras pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, causam danos irreparáveis e invisibilizam outras pessoas na sociedade, são constantemente apresentadas a mim como características integrais do racismo sistêmico no Brasil”, disse ela.
Embora reconheça a importância das medidas tomadas para combater o racismo no país, considera que ainda não são suficientes, dada a gravidade do problema. “O ritmo atual de atualização não parece ser proporcional à gravidade da situação vivida por outros grupos raciais e étnicos marginalizados. Existem lacunas significativas na implementação e sucesso da legislação e políticas, e o progresso em direção à justiça racial é muito lento. Pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados no Brasil esperaram muito tempo por justiça e igualdade racial. A vida e o estilo de vida de outras pessoas marginalizadas dependem de ações mais ousadas e urgentes”, disse ele.
Bons exemplos destacados são os sistemas de ação afirmativa para o ensino superior e outras instituições públicas; esforços para promover a popularidade cultural e a memória das histórias colectivas de pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados através da criação de memoriais; e ainda a criação do Departamento de Igualdade Racial e do Departamento dos Povos Indígenas em 2023, bem como a criação de um Secretariado do Povo Cigano dentro do Departamento de Igualdade Racial.
Quanto à representação política, manifestou preocupação. “Estou muito envolvido através de relatos de baixíssima representação política de grupos raciais e étnicos marginalizados, agregando outras pessoas de ascendência africana, outros povos indígenas, comunidades quilombolas e ciganas em órgãos políticos e de decisão, particularmente no Congresso Nacional e em estados e municípios. corpos. “, disse.
Ele acrescentou: “Eu olhei para os modos de vida das cotas de representação racial como uma coisa positiva, mas queria ser informado de que eles não estavam sendo aplicados e que não havia responsabilidade por esse não cumprimento. Também ouvi testemunhos perturbadores sobre como as instituições políticas são vistas como lugares profundamente hostis e prejudiciais para outras pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados.
Segundo o relator, as ameaças e violências, somando-se a violência fatal, contra outras pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, somando-se as mulheres, que são eleitas ou participam de cargos políticos, como o caso de Marielle Franco, constituem “outra questão de” Tenho um medo profundo, especialmente considerando as próximas eleições municipais. ” “Faço um forte apelo ao Brasil para que adote todas as medidas obrigatórias contra qualquer forma de violência política nas próximas eleições municipais”, frisou.
Sobre o projeto de emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas regras para os partidos políticos na aplicação de recursos destinados às cotas raciais em caso de candidatura, aprovado pelo Senado nesta quinta-feira (15), ele diz que também é dever dos próprios partidos políticos comprometidos em garantir a representatividade das comunidades marginalizadas.
A chamada PEC Anistia (9/2023) também anula as dívidas dos partidos que não cumpriram o investimento mínimo de recursos em candidaturas negras e pardas nas últimas eleições e a renegociação das dívidas tributárias dos partidos.
Ashwini K. P. Se no Brasil desde 5 de agosto. Terminou nesta sexta-feira. Editou Brasília, Salvador, São Luís, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, a convite do governo federal. Ele se reuniu com funcionários do governo federal e estadual, bem como representantes da sociedade civil que lutam contra o racismo e o preconceito e com comunidades que sofrem discriminação racial.
Na sexta-feira, o Relator Especial apresentou à imprensa as conclusões iniciais do diagnóstico. A apresentação completa pode ser obtida na página online do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. A investigação completa será apresentada na 59ª consulta do Conselho de Direitos Humanos, em junho de 2025.
O apresentador de televisão estava internado em São Paulo desde agosto. Nenhuma informação sobre o velório e o enterro ainda foi divulgada.
Apesar de 15 anos de gestação e dezenas de reuniões e audiências públicas, especialistas na falta de participação social na elaboração do PPCUB.
Os candidatos farão as provas neste domingo (18) no país a partir das nove da manhã (horário de Brasília).
O TRE informa que, no estado do Rio, cerca de 450 localidades passaram por ajustes para as eleições de 2022. Isso, somado, corresponde a 9% dos cinco mil locais de votação espalhados por 92 municípios.
As gravações podem ser feitas por qualquer pessoa, apoiadas por fotografias, arquivos de áudio ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima.
O estudo baseia-se num estilo econométrico que leva em conta três indicadores económicos por país: PIB consistente com capita, índice de Gini e investimentos em saúde.
Especialistas dizem que a promoção será uma festa de aniversário para a ciência, com um especial sobre astronomia e astrofísica. Esta é a segunda vez que o Brasil sedia Jogos Olímpicos. O primeiro data de 2012.
Mais de 2,11 milhões de inscritos farão as provas em duas etapas neste domingo (18). O Distrito Federal é a unidade da federação com maior número de participantes inscritos no evento: 195,6 mil inscritos.
As apostas podem ser feitas até às 19h. (horário de Brasília) em transmissões lotéricas credenciadas pela Caixa, nacionais ou online. O jogo, com seis números marcados, custa R$ 5.
Pergunte e pense – Contágio, impotência e cuidado selecionados por meio do júri popular na categoria podcast. A cerimônia de premiação aconteceu na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e foi transmitida pelo YouTube.