Bem-vindo ao nosso site! Encontre dados e instalações essenciais para sua experiência de cidadania. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculadas ao Governo do Distrito Federal, para elas clique na lista ou abra uma pesquisa.
A lista a seguir lista todas as Administrações Regionais que compõem o Distrito Federal, para elas clique na lista ou faça uma busca.
A medida visa salvar pragas agrícolas e a qualidade das colheitas; DF é referência nacional em produção
O Ministério da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) lançou a cruzada para preparar a era de calmaria no cultivo do feijão comum (Phaseolus vulgaris). A medida, que estará em vigor de 20 de setembro a 20 de outubro de 2024, é anunciada com antecedência para que os fabricantes possam se preparar, pois nesta época do ano não merece ter feijoeiros vivos nos campos.
A área de rastreio é uma medida de salvamento que visa salvar a sobrevivência de pragas agrícolas através da eliminação total de plantas vivas de feijão e plantas invasoras na área de plantação, com exceção de estudos clínicos e regiões de produção de sementes devidamente legais e geneticamente controladas. O objetivo é evitar pragas que causem danos significativos à cultura do feijão, como o vírus do feijão mosaico dourado, transmitido por moscas-brancas (Bemisia tabaci).
Instituída pela Portaria nº 46 de 16 de maio de 2013 e alterada pela Portaria nº 32 de 28 de maio de 2014, a área de baixa movimentação tem se mostrado uma ferramenta no combate às pragas. Desde a sua implementação, a medida ajudou a reduzir a população de mosca-branca, reduzindo assim os danos causados pelo vírus.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, destaca, como outro benefício, o alívio no preço investido na produção: “Um dos mais importantes quando nos deparamos com o fator vácuo sanitário do feijão é o alívio dos custos de produção. Graças à higienização da mosca-branca e ao relevo da aparência do mosaico dourado, reduzimos a quantidade de inseticidas aplicados ao vetor, no caso a mosca-branca, e também garantimos um produto de maior qualidade”, disse o secretário.
O Seagri-DF é responsável por monitorar o cumprimento da área de baixa movimentação e garantir a efetividade da medida. O descumprimento dessa medida expõe o infrator às penalidades previstas pela Lei Distrital nº 6932/21, acrescentando a aplicação de multas e demais sanções civis e criminais, reforçando assim a importância de os fabricantes cumprirem as normas estabelecidas.
O Secretário da Agricultura destacou a importância dos cereais entre as culturas da região. “O Distrito Federal é hoje referência nacional na produção de feijão, com produtividade média 4 vezes superior à nacional. Nossas lavouras, além de garantirem a origem interna do Distrito Federal, atendem parte da demanda das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O progresso lento é, portanto, vital para que o Distrito Federal se consolide cada vez mais como fornecedor e fornecedor vital de feijão”, relatou Rafael.
Os produtores de feijão do Distrito Federal e os profissionais da região devem estar atentos à obrigatoriedade do cumprimento do espaço de movimentação lenta. É fundamental que todas as medidas obrigatórias sejam tomadas antes do início da era estabelecida para garantir a adequação das culturas e a continuidade da produção agrícola na região.
*Com Seagri