O notário eletrônico pode fatorar divórcios, testamentos e documentos notariais online

A plataforma notarial virtual pode ser usada para emitir, autenticar e rastrear vários atos notariais online, sem a necessidade de uma unidade física.  

Segundo informações do Colégio Notarial do Brasil publicadas pela Folha de S. Paulo, mais de 4,3 milhões de documentos já foram criados no site desde seu lançamento em 2020, ou 35% de todos os documentos notariais do país. o mesmo período. No total, mais de 5,5 mil cartórios de todos os estados e do Distrito Federal estão conectados à plataforma.

Eles foram usados para criar 1,2 milhão de escrituras, como testamentos, divórcios e documentos de aquisição e venda, além de 684. 000 reconhecimentos de assinatura eletrônica e até 8. 500 autorizações eletrônicas para doação de órgãos.

Antes de emitir um ato notarial, o cidadão deve baixar uma certidão virtual para usar em cartórios eletrônicos: o procedimento é gratuito, exige o envio de documento de identidade com foto e pode ser feito remotamente ou pessoalmente no cartório. Caso opte pela primeira opção, será necessário agendar uma videoconferência para verificação dos dados, enquanto a opção do usuário exige a coleta de sua impressão digital.

O certificado virtual segue os termos da ICP-Brasil e tem validade de 3 anos. Agora é possível acessar a plataforma para assinar, reconhecer recibos ou faturar documentos.

O ato notarial realizado em formato digital tem os mesmos efeitos e licitude de um ato praticado presencialmente. Em alguns casos é obrigatório fazer uma videochamada com o cartório para verificar a solicitação.

A plataforma pode ser usada para fatorar ou descartar as seguintes ações:

Você pode acessar a plataforma em e-notariado. org. br ou pelo aplicativo (Android | iOS). Aproveite também para ressaltar que ele pode ser utilizado com a conta única no portal Gov. br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *