PM confirma alívio de mais de 15% em bens de crimes violentos em Alagoas

No primeiro semestre de 2024, houve um alívio de 15,56% no número de crimes violentos contra o patrimônio (CVP) em Alagoas. Isso fica claro em conhecimento divulgado nesta terça-feira, dia 13, pelo setor de Estatística e Análise Criminal da 2ª Seção do Estado-Maior (EMG) da Polícia Militar (PM-AL).

De janeiro a junho deste ano, foram registrados 3. 789 incidentes relacionados ao CVP, que são crimes caracterizados por movimentos que, além de causar danos ao patrimônio da vítima, também envolvem o uso de força ou intimidação. O mesmo ano passado registrou 4. 487 casos.

Para o comandante-geral do Primeiro-Ministro, coronel Paulo Amorim, este alívio é resultado do trabalho incorporado entre as forças de segurança bem como dos investimentos realizados através do Governo, somados ao empenho de toda a tropa.

Os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) são aqueles que são cometidos atropelando a vítima, com exceção do roubo, sem causar a morte, como roubo de pessoa, veículo, estabelecimento publicitário, casa, produtos ou mesmo com restrições à liberdade da vítima, entre outros.

Essa nomenclatura criada por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), vinculada ao Ministério da Justiça (MJ), tem como objetivo classificar todos os atos criminosos cometidos com o uso da violência, vitimizando o indivíduo sem lhe oferecer qualquer meio de defesa. resistência para salvaguardar seu patrimônio.

Downsizing

O número de CVPs passou de 764 em janeiro de 2023 para 669 no mesmo mês de 2024. Em fevereiro deste ano foram registrados 590 registros. Este número é inferior ao de Fevereiro passado, com 671 inscritos. E para fechar o primeiro trimestre, em março, a comparação caiu de 774 para 668.

Em abril, a diferença era de 625 incidentes em 2024, em comparação com 729 no ano passado. Após a redução de maio, foram registrados 664 neste ano e 819 em 2023. No final do primeiro semestre do ano, em junho, o número caiu ainda mais significativamente. de 760 a 573.

Embora o número de incidentes seja maior em 2023 do que em 2024, o ano passado também apresentou uma melhora em relação a 2022. Em dezembro, a redução da PVC foi de 16%.

Primeiro trimestre 

De acordo com o relatório estatístico realizado por meio da 2ª Seção/EMG da PM-AL, se praticarmos os 3 primeiros meses de 2024 e 2023, as localidades com maior alívio no número de crimes violentos contra o patrimônio foram Maceió (-14 Matriz3%). e Arapiraca (-13%), que são os dois municípios mais populosos de Alagoas.

Ainda de acordo com o relatório, o número de PVC registrou aumento de emplacamentos na segunda-feira e queda no domingo, sendo os turnos da tarde e da manhã os de maior incidência, 46% e 21% respectivamente.

Os recursos desse conhecimento vêm de softwares desenvolvidos por meio do Ministério da Segurança Pública de Alagoas, da Central de Atendimento e Despacho (CAD), além dos aplicativos PENTAHO e Quimera. Os relatórios de eventos são revisados pelos analistas de conhecimento da empresa. Posteriormente, as figuras são processadas através da equipa da Subsecção de Estatística e Ciências Aplicadas, Secção 2ª/EMG.

O relatório tem como objetivo fornecer dados úteis para a tomada de decisão no ponto mais alto do PM-LA, além de ser mais uma opção de acesso à informação de proteção pública para todos os interessados no assunto.

Destaques da capital 

Em Mapceió, o domínio de abrangência do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que inclui bairros da zona alta da cidade como Farol, Gruta de Lourdes e Clima Bom, obteve os efeitos mais produtivos na redução do índice de criminalidade. um corte de 35% nos casos de VSE.

Para o subcomandante do 4º BPM, capitão Wenderson Viana, o resultado recebido é fruto dos quadros incorporados realizados por meio da PM e do SSP, sendo a pesquisa estatística um dos principais fatores.

Roubo em residências

Se forem analisadas as estatísticas relativas aos crimes de furto em estabelecimentos publicitários e residências, o período entre janeiro e março de 2024 mostra um alívio de 59% face ao primeiro trimestre de 2023.

A mitigação desses crimes já é uma realidade em Alagoas, mas segundo o comandante do 4º BPM, major Glaudson Jatobá, vale destacar que o trabalho da Polícia Militar continua monitorando mais crimes.

“Nosso objetivo na luta contra o crime organizado, conflitos entre facções e crimes violentos provou ser eficaz, a ponto de os índices de CVLI, que deliberadamente se opõem à morte de pessoas, e CVP, que são aqueles que se opõem à propriedade, diminuíram significativamente”, enfatizou o comandante do 4º BPM.

Um homem foi baleado no rosto durante um assalto na noite de sábado, 17. O. . .

Um homem resgatado após ser esfaqueado na área genital. O crime cometido por meio do cônjuge de. . .

Um jovem, ainda não identificado, assassinado na noite desta sexta-feira (16) no bairro Benedito Bentes, em Maceió, enquanto brincava. . .

A Polícia Civil de Alagoas, em parceria com a Polícia Civil de Sergipe, realizou na tarde desta quinta-feira (15) o. . .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *