Mato Grosso do Sul: Prazo para o Questionário do Censo das UBS termina em 10 dias

O prazo para os gestores municipais responderem ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde termina no dia 31 de julho. Até o momento, 231 UBS ainda não responderam ao questionário em Mato Grosso do Sul e outras 85 deverão responder à pesquisa. O gestor deverá acessar a fórmula do e-Manager e preencher as questões do questionário que é enviado ao respondente pela UBS em colaboração com sua equipe.

O Censo de UBS é uma pesquisa coordenada pelo Ministério da Saúde em colaboração com o Conass, o Conasems e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde para perceber os anseios dos profissionais e usuários de aproximadamente 50 mil UBS em todo o Brasil. A pesquisa identifica espaços prioritários para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos gestores unitários e locais em termos de infraestrutura, insumos, dispositivos e oferta de movimentos e serviços. serviços.

Além disso, 2024 marca os 30 anos da implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil, tornando o censo uma oportunidade histórica para perceber o cenário número um da atenção à saúde (APS).

“O censo tem como objetivo identificar gargalos e insuficiências no acesso com vistas a garantir a qualidade, os atributos e os padrões da Política Nacional de Atenção Básica, por meio do diagnóstico da infraestrutura, estimulando a cultura de avaliação e gerando conhecimento para a estratégia de distribuição do cargo” , afirma Jérzey Timóteo, subsecretário da Secretaria de Atenção Básica à Saúde (Saps).

Como faço o teste?

O administrador municipal deverá acessar a plataforma e-Gestor. O acesso só é permitido com o login gov. br e requer anuência do administrador municipal (manifestação de interesse). A manifestação de interesse é realizada no âmbito da “Gestão APS”. “fórmula no e-Manager.

Após a manifestação de interesse (filiação), a plataforma censitária será preparada para que possam cadastrar os culpados e responder ao censo da UBS.

O Saps recomenda que o respondente seja selecionado por meio da UBS do município, preferencialmente o gestor ou coordenador da unidade ou um profissional de saúde com profundo conhecimento da unidade.

Viva as perguntas

No dia 26 de junho, autoridades estaduais e municipais puderam interagir e tirar dúvidas sobre o tema. Com o tema “Tudo o que um gestor quer saber sobre o censo nacional das UBS: perguntas e respostas”, a transmissão ao vivo foi promovida pelo Ministério da Saúde com a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Formação

Apoio

O Ministério da Saúde também disponibiliza canais em tempo real:

Disque o censo (telefone e WhatsApp: 11 3061-7965);

E-mail: censusubs@saude. gov. br;

Sobre o censo

A iniciativa é coordenada pelo Ministério e conta com a participação de entidades como os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e as Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) e representantes da comunidade universitária.

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *