Início › Meio Ambiente
Santa Catarina já sofreu as consequências dos incêndios na Amazônia e no Centro-Oeste. Na última sexta-feira (16), por exemplo, o estado acordou com um céu branco devido à presença de fumaça no ar.
De acordo com um relatório do governo estadual, esse fenômeno pode afetar tanto a visibilidade quanto a qualidade do ar. O centro de monitoramento da Defesa Civil analisou imagens de satélite, o que ajudou a identificar a diferença entre nebulosidade, fumaça e neblina, ajudando a entender o clima e a tomar decisões.
De acordo com o meteorologista Caio Guerra, o oeste de Santa Catarina apresentou maior nebulosidade, enquanto a neblina predominou no Alto Vale do Itajaí e no litoral norte. Nos planaltos e outras regiões costeiras, onde não há nuvens, a fumaça se tornou mais aparente.
A Secretaria de Defesa e Proteção Civil de Santa Catarina aconselhou a população a beber bastante água e monitorar possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos.
Segundo a agência, esses sintomas podem ser mais pronunciados em crianças, idosos e outras pessoas com doenças respiratórias ou centrais. Em caso de agravamento é necessário consultar um médico.