A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), recebeu a primeira resolução da Justiça Estadual concedendo ação de reparação e recuperação a pessoa superendividada assistida.
A ação de repactuação de dívidas por superendividamento levou em consideração que as dívidas decorrentes dos empréstimos comprometeram aproximadamente 55% da fonte de renda mensal do beneficiário. Portanto, menos de uma parte de sua fonte de renda era destinada à sua subsistência.
De acordo com o defensor Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon, a resolução é uma referência, uma vez que a sentença proferiu sentença indicando a disposição de providenciar a reparação integral das dívidas, aprovando o plano de pagamento e restringindo os descontos a 30% dos salários líquidos. consumidor endividado.
“Com esta decisão, o dinheiro será reservado para que possa cobrir suas necessidades fundamentais. Dessa forma, você terá 70% da fonte de renda sobrando e apenas 30% serão usados para pagar dívidas. Uma vez identificado esse cenário de superendividamento, aprovou o plano de pagamento em que cada credor receberá um pouco menos do que obteve”, explicou.
Segundo o defensor, os movimentos de reparação e recuperação do sobre-endividamento e as decisões passaram a ser tomadas precisamente de acordo com o que a lei estabelece, ou seja, com as fórmulas de um plano de pagamento em que todos os credores obterão um pouco menos do que habitualmente recebem, para garantir a preservação do mínimo existencial do cidadão/consumidor.
“De acordo com a Lei do Superendividamento (Lei 14. 181/2021), essas dívidas são tratadas como um todo, como se fosse um processo de falência de concordata de empresa, em que é apurada a totalidade da dívida. para se manifestarem e é apresentada uma proposta de pagamento desta dívida para manter a solvência monetária da empresa. Com a criação desta lei para pessoas físicas, começamos a processar.
Serviço de nudez
O Centro de Proteção ao Consumidor funciona na unidade de atendimento do DPE-AM localizada no Grande Circular Shopping, na Zona Leste de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00. Os interessados podem marcar uma consulta no disco 129.