Ideb 2023: Amazonas se expande em todas as séries de ensino e supera meta do MEC

Com os efeitos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (14/08), a rede de escolas públicas do Amazonas obteve nota 5,9 nos primeiros anos do primeiro ano. . escolaridade (1ª a 5ª série), superando a média estadual no mesmo período de escolaridade, em 5,7 pontos. No total, o Amazonas registra expansão em todas as séries de ensino. Este é o primeiro resultado publicado após a pandemia de Covid-19.  

“A educação é prioridade no nosso controle e o resultado que temos tido no Ideb é fruto do bom trabalho realizado pelos nossos professores, que se dedicam integralmente e inspiram nossos alunos e dos investimentos que o governo do Amazonas tem feito para alcançar mais ao longo dos anos, identificando e valorizando os educadores, investindo na infraestrutura das unidades de formação, para que possamos alcançar outros objetivos na educação”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson LimaArray.  

A pontuação de 5,7 do Amazonas nos primeiros anos, que é composta pelos índices recebidos por meio da educação pessoal e pública, estaduais e municipais, representa uma superação de 0,3 ponto em relação à meta estabelecida pelo MEC. Considerando apenas o resultado da rede pública estadual, a pontuação é de 5,9.  

Nos últimos anos da primeira escola (6º ao 9º ano), o Amazonas cumpriu a meta de 4,8 proposta pelo MEC e avançou em relação a 2021, onde obteve nota 4,7. No ensino médio, o estado registrou uma pontuação de 3,8 questões em 2023, um aumento de 0,1 questões, em comparação com uma pontuação de 3,7 em 2021.  

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, a ampliação de todas as séries de ensino no Amazonas é uma explicação de alegria para o Ministério da Educação e demonstra a determinação e o esforço de professores e alunos, bem como os investimentos realizados. através do governo estadual nos últimos anos. Mendonça também se destacou.  

“Isso se deve ao esforço e determinação de todos os profissionais da educação, que se empenharam, junto com nossos alunos, para que possamos enfrentar esse resultado para o Amazonas. Esse resultado também se deve aos investimentos que o Governo do Estado. enquadramento da escolaridade”, afirmou o secretário.  

Ideb O ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. Os efeitos de 2023 são os primeiros da era pós-pandemia de Covid-19 no país.  

Para compor o índice, o MEC leva em consideração as notas dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as taxas de aprovação, coletadas por meio do censo escolar.  

O Indicador foi criado em 2007, em combinação com o “Compromisso de Todos com a Educação” (Decreto nº 6. 094/2007), com objetivos a serem alcançados em cada um dos estados brasileiros, no Distrito Federal, bem como efeitos projetados para cada um de uma unidade educacional. O primeiro ciclo do Ideb terminou em 2021.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *