Municípios amazônicos afetados pela seca receberão ajuda humanitária, diz governador

Os primeiros temerão os municípios e comunidades que compõem os canais do Juruá, Purus e Alto Solimões, protegidos pelo Decreto de Emergência Ambiental assinado em julho.

O governador Wilson Lima anunciou nesta quinta-feira (8) ajuda aos municípios do Amazonas afetados pela seca. Este é o primeiro carregamento de ajuda humanitária da Operação Seca 2024.

Esta primeira expedição visitará os municípios e comunidades que compõem os canais Juruá, Purus e Alto Solimões, que fazem parte do decreto de emergência ambiental assinado em julho.  

Saiba mais: Portal Amazônia responde: o que são os canais do rio Amazonas e para que servem?

Entre as medidas anunciadas por meio do governo estadual estão o envio de 30 mil cestas básicas, montagem de 20 sistemas de microabastecimento, sensores de monitoramento da qualidade do ar, 70 purificadores de ar e água e 6 mil caixas d’água de cinco mil litros.

Mesmo assim, segundo o governador, algumas comunidades destes canais já estão afectadas e cerca de mais 80 mil pessoas sofrem os efeitos da seca.  

No seu anúncio, o Governador chamou a atenção para as exigentes situações ambientais, industriais e logísticas deste período. Um dos temas discutidos foi a dificuldade que o estado terá em organizar as eleições deste ano.

Por Lucas Macedo – g1 Amazonas*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *