O Dia do Economista, comemorado nesta terça-feira (13), reconhece o papel dos profissionais na pesquisa de dados econômicos, no planejamento e na implementação de políticas para o progresso sustentável do Amazonas.
Encarregada de situações exigentes de oportunidades no Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) conta com uma equipe de 17 funcionários e cinco estagiários no quadro de Ciências Econômicas.
O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, é formado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o que reforça a importância e a especialização desse quadro no campo das políticas públicas.
“A pintura dos economistas da Sedecti é fundamental para que possamos tomar decisões estratégicas que impactem diretamente na qualidade de vida da população e na expansão sustentável do nosso estado”, afirma Serafim Corrêa.
Com uma visão transparente de como a economia pode ser uma ferramenta para transformar a sociedade, Anderson Grimm, 35 anos, economista e chefe do departamento de facilidades fiscais, lidera uma equipe comprometida em vender movimentos estratégicos para a expansão sustentável na região.
“Gostava muito de política e via a economia como a principal carreira para contribuir com o progresso econômico dos municípios do Amazonas. Na Setecti, meu principal dever é promover o progresso econômico. E meu desafio é continuar correndo para trazer esse progresso para a sociedade do estado, empregando a ferramenta de incentivo fiscal para atingir esse objetivo”, disse Anderson Grimm.
Marlon Dutra, 56 anos, iniciou sua carreira acadêmica em engenharia de telecomunicações, mas optou por estudar economia para diversificar suas habilidades e ampliar suas perspectivas de carreira. Ultimamente é Head de Projetos e Incentivos da Sedecti.
“Quando surgiu a oportunidade de integrar a equipe Setecti, aceitei o convite. Hoje atuo na gestão de alocações de incentivos, onde nossa equipe analisa alocações de viabilidade econômica para empresas que buscam incentivos fiscais, contribuindo diretamente para o progresso econômico do Amazonas”, enfatiza Marlon Dutra.
Também formado em economia, o orientador de Setecti, Alcides Neto, de 36 anos, se interessou por áreas como história e geografia, mas descobriu na economia a chave para uma maior compreensão dos mecanismos que regem a sociedade.
O seu amor pelo território levou-o a assumir um papel fundamental na Sedecti, onde trabalha na investigação e atualização de conhecimentos económicos para o desenvolvimento de planos de Estado.
“Quando eu estava na faculdade, já tinha ouvido falar da Sedecti e de sua importância no planejamento estadual. Depois de deixar minha atribuição anterior como consultor, enviei meu currículo para a Sedecti e, felizmente, fui selecionado. Atualmente, pinto no Produto Interno Bruto (PIB), sendo responsável pelo cálculo e atualização dos dados do saldo industrial e do PIB. Além disso, mantenho a fórmula e o dashboard, e preparo relatórios que analisam os principais indicadores macroeconômicos, oferecendo uma atitude global em relação ao auxílio no planejamento estratégico”, explicou Alcides Neto.
*Com o conselho