XTERRA Amazônia mobiliza 800 atletas em Novo Airão, Amazonas

Localizada às margens do Rio Negro, a cidade de Novo Airão, no interior do Amazonas, sediou no último sábado (20) a quarta etapa do circuito XTERRA Brasil. A etapa Amazônia reuniu cerca de 800 participantes sob um sol forte. do estádio criado através da Fundação Rede Amazônica. A posição cercada por florestas, rios e biodiversidade exclusiva.

A ocasião teve uma grande novidade: a competição Short Track, voltada para atletas de alto nível. No total, foram 20 competidores convidados, 10 homens e 10 que fizeram história ou deixaram seu recorde no XTERRA ao longo dos anos.

Além do Short Track, o circuito contou com provas de Endurance 50 km, Triathon e Trail Run 5, 10 km e 21 km. Tarcísio Batista, morador de Nhamunda, município de Manaus, o grande vencedor da prova de Trail Run de 21 quilômetros. O campeão elogiou a dificuldade do percurso e comemorou a vitória:

– O percurso é difícil, encontrei vários obstáculos, não é nada fácil. Com a graça de Deus, terminei com o tempo de 1:32, competindo e me tornando campeão do XTERRA pela primeira vez. Espero participar novamente – disse.

Na categoria Triatlo Feminino, a vencedora foi outra velha conhecida do circuito XTERRA. Natural de Brasília, DF, a competidora Alessandra Dias ganhou o nome e falou sobre as situações exigentes de sua preparação.

– Foi lindo, para mim foi muito difícil, não tive muito tempo para me preparar, tive algumas lesões e problemas familiares. Apesar de estar no circuito desde 2021 e estar no pódio, não estava preparado, não sabia o que esperar da Amazônia, mas vamos deixar pra lá. Isso é o que eu amo no XTERRA e nos esportes em geral, é desafiar a si mesmo. Tive obstáculos no final da corrida total, todos e cada um deles. Cada vez que ele passava por alguém, a multidão reunia, além da água, a paisagem. Espero que seja mais vezes, preciso vir”, comemorou o campeão.

No triatlo masculino, o vencedor foi um velho conhecido, o mineiro Diogo Malagon.

– A corrida complicada pelo calor, a espetacular lista de partidas, que já não tinha há muito tempo. Não pensei em acelerar toda a corrida, não precisava de nada forte, senti-me inteligente na moto. Com uma velocidade inteligente controlei para tirar Hugo Amaral. Não dormi muito, mas foi uma competição acirrada e muito inteligente”, disse ele.

A XTERRA obteve o apoio da Fundação Rede Amazônica, que promoveu diversos movimentos durante os dois dias de evento. Na sexta-feira (19), além da entrega dos kits aos atletas inscritos, a organização organizou um dia informal de educação esportiva, realizado na Praça Municipal de Novo Airão, a palestra, moderada por Bernardo Fonseca, CEO da X3M Entretenimento, organizadora do XTERRA. Brasil, teve como tema “Tudo o que você quer saber sobre educação esportiva voltada para atletas amadores”.

Além disso, a Fundação Rede Amazônica tem realizado movimentos socioambientais na região. Um dos grandes projetos é a instalação de máquinas Retorna para pegar chá nas principais rotas do circuito. O principal benefício das máquinas é a reciclagem, que permite aos participantes do XTERRA descartar seus resíduos de forma eficiente, ajudando a reduzi-los adequadamente.

André Jubão, Gerente de Projetos da XTERRA Brasil, comemorou o retorno ao estado do Amazonas depois de quase 10 anos desde a primeira edição. O profissional saudou a associação com a Fundação Rede Amazônica.

– Toda a equipe XTERRA está satisfeita por estar de volta à Amazônia. Já são quase 10 anos sem nível no norte do país. Um agradecimento especial à Fundação Rede Amazônica, organizadora do evento, em apoio ao Departamento. de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Amazonas, que tornou esse passo possível e imaginável. Esperamos voltar em outros anos para organizar novamente essa festa linda – comentou.

A fala de Jubão contou com o apoio de Viviane Tavares, especialista em atribuições da Fundação Rede Amazônica.

– É uma experiência de sucesso, a ocasião é um sucesso. Estávamos exaustos para a próxima vez. É uma oportunidade exclusiva de divulgar esporte, qualidade de vida, fitness e faremos isso muitas vezes juntos”, afirmou.

Depois de Novo Airão, o XTERRA desembarca em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de agosto.

*Com Silvio Lima, Globo Esporte Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *