A arte de Rupnik parece retornar à Santa Sé e ao apartamento do Papa Francisco

Apesar dos apelos de vítimas de abusos e dos seus defensores para impedir a exposição de obras do ex-jesuíta Marko Ivan Rupnik, a Santa Sé utilizou mais uma vez uma das fotografias do padre e do artista para ilustrar um artigo online.

Na semana passada, o canal de televisão público argentino Canal de los Ángeles Ciudad publicou um vídeo mostrando um símbolo Rupnik pendurado no apartamento do Papa Francisco na Casa Santa Marta, no Vaticano.

No site da Santa Sé, o serviço de comunicação da Santa Sé utilizou o símbolo de um mosaico Rupnik da Dormição de Maria em artigo para a solenidade da Assunção de Maria na última quinta-feira (15).

Os artigos do Vatican News sobre os feriados católicos continuaram a apresentar a arte de Rupnik depois que alegações públicas de abuso foram feitas contra o padre esloveno no final de 2022.

Acusado de abuso sexual de mulheres, Rupnik está sendo investigado pela doutrina da Santa Sé.

Em junho, o arcebispo emérito de Boston, Estados Unidos, cardeal Seán O’Malley, presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, enviou uma carta aos chefes de gabinete da Santa Sé pedindo-lhes que demonstrassem “prudência pastoral”. e não expôs trabalhos. arte que pode simplesmente envolver a absolvição ou defesa dos acusados ​​de abuso.

“Teremos que evitar enviar a mensagem de que a Santa Sé está alheia ao sofrimento mental que tantas pessoas suportam”, escreveu O’Malley em uma carta de 26 de junho, de acordo com a comissão que ele lidera.

Um vídeo da televisão argentina filmado no apartamento do Papa Francisco mostra um símbolo de São José dormindo com um anjo em cima dele.

O símbolo parece ser um detalhe de uma instalação maior de um mosaico Rupnik de 2008 em uma capela de um espaço devoto na Croácia. Imagens e uma descrição das pinturas podem ser encontradas no site do Centro Aletti, a escola de arte e centro teológico de Rupnik em Roma.

Acredita-se que seja pelo menos a segunda pintura de arte Rupnik pendurada nos apartamentos do Papa. O outro é um mosaico de Nossa Senhora e do Menino Jesus, do qual o Papa falou em mensagem de vídeo que enviou em um congresso mariano em Aparecida, São Paulo (SP), no ano passado.

Em um vídeo postado no canal do YouTube em português do Vatican News, agora mostrado como “não listado”, pinturas marianas são vistas penduradas em uma mesa de madeira no que parece ser uma sala de estar. Os vídeos classificados como “não listados” não aparecem nas pesquisas.

Nas paredes você pode ver outras obras de arte, uma cruz e um retrato de Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas.

No momento da publicação desta matéria, a assessoria de imprensa da Santa Sé não respondeu a um pedido de comentário da última sexta-feira (16) sobre o uso da arte de Rupnik no Vatican News ou sua exibição no apartamento pessoal do Papa Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *