Desde a semana passada, nas sessões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e em suas redes sociais, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) falou dos Jogos Olímpicos de Paris, principalmente da protagonista feminina, mas também do desestímulo ao Partido em Sergipe.
Com a atenção da mídia voltada para as histórias dos atletas sergipanos, que, mesmo sem incentivo, conquistaram uma vaga nos grupos que representaram o país nos Jogos Olímpicos, especificamente Victória Borges e Duda Lisboa, a primeira da equipe de ginástica rítmica e a segunda trouxe o ouro para o Brasil na equipe de vôlei de praia. O parlamentar chamou a atenção para o fato de Sergipe oferecer bolsas exclusivas para a prática do jogo, como é o caso de outros estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde atletas de alto nível recebem entre 950 e 15. 000 reais para se dedicar ao jogo e, consequentemente, expandir cada vez mais em suas regiões.
Para a deputada Linda, o governo estadual terá que rever sua política de inspiração para o esporte em Sergipe. “Quando acessamos o portal do governo localizamos a estrutura de um estádio e ajudamos as vaquejadas, coisas que são estrutural e culturalmente importantes, mas onde está o incentivo no final?Quando nossos atletas receberão ajuda, equipamentos bons o suficiente e investimentos de longo prazo para que outros atletas, como Duda, possam ganhar mais medalhas de ouro olímpicas?”, questiona o deputado.
Nos últimos Jogos Olímpicos, em 2020, realizados no Japão, o Brasil alcançou o pódio mais produtivo de todos os tempos, ficando em 12º lugar frente a outros países, em 2024 o país caiu para o 20º lugar.
Linda conta que todos os medalhistas das Olimpíadas de Tóquio tiveram assistência de atleta, para um dos surfistas concorrentes. “É evidente que a falta de investimento no jogo causou esse retrocesso no Brasil, que é resultado da falta de público”. É resultado de políticas excludentes e capitalistas que enriquecem os ricos e privam os trabalhadores de seus direitos. A classe social, de onde vem a grande maioria dos atletas”, afirma o deputado.
Linda lembrou ainda que as medalhistas olímpicas Beatriz Souza e Rebeca Andrade são fruto de projetos sociais. “Aqui em Sergipe temos a atleta olímpica Duda Oliveira, que trouxe a nossa medalha de ouro, mas que não consegue popularidade do governo. No Maranhão, por exemplo, um ponto opcional foi concedido mesmo quando os atletas competiram. Aqui o governo nem garante a visibilidade desejada. A comunicação serve apenas para divulgar projetos eleitorais”, comparou.
“Vários atletas como Rayssa Leal e Jade Barbosa já disseram em entrevistas que não conseguiriam chegar onde estão sem o apoio de programas governamentais. Aqui em Sergipe pouco se sabe, já que os atletas de ginástica rítmica passam a maior parte do ano em nosso estado. Quando comemoramos os Jogos da Primavera, como fizemos recentemente, vemos professores arrecadando dinheiro para comprar uniformes e acessórios para que seus alunos não fiquem envergonhados diante dos equipamentos do time. escolas particulares na capital, por exemplo. Onde está a política de incentivos do Governo Sergipano? »pergunta o deputado.
A reprodução do conteúdo é legal mediante a divulgação completa do URL https://imprensa24h. com. br/ como fonte. Abreviações e diversificações não são permitidas. O não cumprimento desta diretiva provavelmente resultaria em ação legal conforme previsto em lei.
Saiba hoje as últimas notícias de Sergipe e Aracaju, com atualizações em tempo real sobre notícias policiais e acontecimentos locais. Fique sempre por dentro das notícias atualizadas de Sergipe, agregando os principais pontos dos últimos acontecimentos e acontecimentos em Aracaju. Descubra hoje as notícias da polícia em Aracaju.
Neve | Desenvolvido por WordPress
Neve | Alimentado por WordPress