O estado de Sergipe obteve cinco posições no ranking de oferta pública virtual, divulgado em agosto passado por meio do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais para Governos Estaduais e Distritais (IOSPD), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Geração de Dados e Comunicações (Abep-TIC). ). Em 2023, Sergipe ficou em 26º lugar e na edição deste ano de 2024 publicada por meio da associação caiu para a 21ª posição com uma pontuação de 63,50. Com isso, o estado cresceu 12,39% em relação ao índice anterior, tornando-se o 6º estado brasileiro com maior crescimento.
O índice avalia a capacidade de oferta de equipamentos virtualmente, a oferta de equipamentos públicos virtuais, a padronização na modernização da oferta de serviços, bem como a inclusão e inovação em equipamentos públicos. Esta é a 5ª edição do ranking, que se consolida na tabela brasileira de inovação virtual, que tem como objetivo mensurar e oferecer a oferta de facilidades virtuais nos 27 grupos federativos do país.
O domínio Inovação e Transformação Digital do Estado de Sergipe ganhou investimentos em 2024, com a criação da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), estrutura responsável por implementar e coordenar os movimentos de digitalização dos públicos do Estado. por meio da Subsecretaria de Transformação Digital e Inovação (STDI).
“Esse é um resultado que mostra que Sergipe está começando a trilhar um novo caminho em inovação e transformação virtual nos serviços públicos. São investimentos que o Governo do Estado centraliza para que possamos oferecer cada vez mais um serviço público mais moderno e eficiente. atendimento à população, com mais geração e conforto para os cidadãos que o desejam”, disse o secretário da Seplan, Júlio Filgueira.
Para a subsecretária do departamento, Andrea Macedo, o resultado é um termômetro dos movimentos realizados através do governo do estado. “Esse índice serve como referência para a transformação virtual entre os estados do Brasil. No curto espaço de tempo desde a Seplan, já começamos a ver um aumento desse índice, com uma expansão de 12%, e estamos trabalhando para garantir que isso a expansão será ainda mais significativa no próximo ano”, disse Andrea.
Ações de Transformação Virtual do SE
Ultimamente, a Seplan está coordenando o projeto da Carta de Serviços aos Usuários, que tem como base o Decreto nº 663, de 19 de abril de 2024. A Carta tem como objetivo informar os cidadãos sobre os serviços prestados por meio da administração pública, especificando as condições e. situações para acessá-los, seja através de uma empresa ou de um estabelecimento público. O atendimento é presencial ou digital, os critérios de qualidade do serviço, os documentos necessários para solicitar o serviço, entre outros. Após sua atualização, será obrigatória a criação de um portal unificado de serviços para que os cidadãos possam acessar, em um único site, tudo o que o governo sergipano oferece.
Também estão em andamento entre o governo e a população os procedimentos para a implementação do Conecta-SE, uma tarefa de aceleração virtual que visa permitir uma maior qualidade de acesso à web no estado de Sergipe.
A implantação nos municípios de Sergipe será imaginável graças ao investimento do governo estadual e do Banco Mundial. Para isso, a Seplan já realizou duas missões à instituição monetária, no usuário e online, com o objetivo de intercâmbio na implementação de projetos tecnológicos e de conectividade.
Além disso, o governo estadual, por meio da Seplan, coordena a reestruturação do Conselho de Tecnologias da Informação e Comunicação (Conteic). ele falará sobre as facetas da padronização da política de TIC, transformação virtual e inovação.
Foto: Dayanne Carvalho
Neve | Desenvolvido por WordPress
Neve | Alimentado por WordPress