O desemprego em Sergipe continua registrando redução, segundo dados da Pesquisa Nacional Trimestral por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua Trimestral), divulgada nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório de Sergipe, ligado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Governo do Estado a Secretaria Especial de Plano, Orçamento e Inovação (Seplan).
No segundo trimestre deste ano de 2024, que inclui os meses de abril, maio e junho, o desemprego aumentou de 10% para 9,1%, um mínimo de 0,9 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre. Esta é a menor taxa da série antiga iniciada no quarto trimestre de 2015. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a taxa foi de 10,3%, há um alívio nas emissões percentuais de 1,2%.
Face ao último trimestre de 2022, quando a taxa de desemprego se situou em 11,9%, verifica-se um decréscimo de 2,8 pontos percentuais. Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, os números positivos demonstram a efetividade das políticas públicas para a geração de empregos e oportunidades evoluídas por meio do governo estadual.
“O Governo de Sergipe tem atuado em diversas frentes, por meio de movimentos transversais que envolvem diversas secretarias do governo e que fortalecem a economia local, criando um ambiente de negócios, atraindo novas corporações e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Foi o que aconteceu nas férias de junho, que afetaram 78 setores da nossa economia.
De acordo com Jorge Teles, os sistemas Qualifica Sergipe e Primeiro Emprego contribuíram particularmente para a inserção e reintegração de outros sergipeños no mercado de trabalho árduo. “Com ações pró-qualificação, já visitamos mais de 25 municípios sergipanos neste ano, com caminhões alugados do Senai, que adotam um traçado inédito no mundo no interior do estado e permitem que a população sergipana, mesmo o município mais remoto, tenha acesso ao mesmo subdesenho que os cidadãos da capital. Já capacitamos mais de 2 mil profissionais no estado de Sergipe até 2024”, explicou o secretário.
Atividades econômicas
Entre os dez grupos de atividades econômicas estudados, seis registraram aumento no número de pessoas contratadas em relação ao último trimestre. Foram eles: comércio, reparação de automóveis e motocicletas (28 mil); informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, pró e administrativas (9 mil); transporte, garagem e correio (7 mil); estrutura (3 mil); administração pública, defesa, segurança social, educação, aptidão humana e social (2 mil); e outros (4 mil).
As que registaram diminuições foram a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-18 mil), doméstica (-7 mil), indústria geral (-6 mil) e alojamento e alimentação (-5 mil).
História
No primeiro trimestre deste ano, Sergipe também registrou alívio na taxa de desocupação, com mínima de 1,2 ponto, passando de 11,2% para 10% em todo o estado.
No que diz respeito à criação de tarefas, Sergipe também se destacou na mais recente publicação de conhecimento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cated), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Além do saldo positivo de 1. 821 novos empregos formais, no primeiro semestre de 2024 o Estado gerou 4. 921 empregos formais, enquanto no mesmo período de 2023 foram cadastrados 2. 070 novos empregos. O crescimento foi de 137,73% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Cenário nacional
No segundo trimestre de 2024, as 3 taxas de desocupação foram observadas em Pernambuco (11,5%), Bahia (11,1%) e Distrito Federal (9,7%). Os menores foram registrados em Santa Catarina (3,2%), Mato Grosso (3,3%), Rondônia (3,3%).
A população ocupada registou um aumento de mais 16 mil pessoas (de 1,0 milhões para 1,016 milhões) face ao trimestre anterior, o que corresponde a um aumento de 1,6%. Em comparação com o segundo trimestre do ano passado, quando havia outras 947. 000 pessoas contratadas, o prédio aumentou 7,3%.
Neve | Alimentado por WordPress
Neve | Desenvolvido por WordPress