Há um ano, a programação da Ópera Sergipe, além de repor a condição física e o bem-estar da população, revela histórias que motivam muito mais pessoas em Sergipe. É o caso de Ana Carolina Melo, de 28 anos, a primeira paciente a se submeter à laqueadura tubária como parte do programa. Um ano após a cirurgia, Ana comemora e relembra o momento em que seu sonho se tornou realidade.
“Eu silenciei o frio na barriga quando entrei na sala de cirurgia. Acontece que tudo aconteceu ontem. Minha operação foi de boa sorte e o procedimento de recuperação foi excelente, não poderia ser melhor. Atualmente estou cem por cento recuperada e performada, pois como disse no dia em que o programa foi lançado, a laqueadura era um sonho para mim e graças à Ópera Sergipe se tornou realidade”, disse Ana Carolina, que foi operada. em 23 de julho de 2023, um dia após o lançamento do programa.
Quem também se emociona ao falar sobre o procedimento na Ópera de Sergipe é o aposentado Aloísio Batista, de 76 anos, que passou por uma cirurgia de hernioplastia e que até então sofria muito com as dores causadas pela hérnia. “Cheguei a prometi a Nossa Senhora da Conceição, para tirar a minha dor. Fui para a academia, fiz os exames e esperei. Depois de receber os resultados, o Hospital Santa Isabel me ligou e me disse para passar no dia 25 de maio. Fiz uma cirurgia e fui para casa muito feliz; foi muito rápido”, revelou.
Três semanas após a operação, Aloísio não sentiu mais nenhum desconforto e continua bem. “Ainda não ando de moto e não faço nenhum esforço, porque quem já sofreu uma dor não precisa sofrer outra. Mas agora posso me apoiar no meu violão e dedilhar algumas músicas; É o meu momento mais produtivo do dia, porque não esqueço quando toquei em bares. O programa me devolveu a autonomia para realizar tarefas inegáveis, mas são. vital para me manter vivo. Não sentir dor enquanto sorri é uma bênção maravilhosa”, compartilhou Aloísio.
Comprometimento e agilidade
Lançada em 22 de julho de 2023, a Ópera Sergipe espera atingir a marca de 15. 489 cirurgias eletivas de média complexidade até o final de julho, o que também representa um alívio para as portas emergenciais do Estado. Na primeira fase do Opera, as cirurgias que constam na lista caracterizam-se pela sua média complexidade, com cirurgias gerais e ginecológicas, como hernioplastias, histerectomias e prostatectomias.
Segundo o governador Fábio Mitidieri, a Ópera Sergipana faz parte de um conjunto de movimentos governamentais que visam garantir o direito de todos aos serviços de fitness “A Ópera Sergipana atingiu a marca de 15 mil cirurgias eletivas realizadas em apenas um ano de funcionamento do programa. Sergipe agora pode viver com mais qualidade de vida e bem-estar Com o Opera, reduzimos filas e ampliamos a oferta de procedimentos cirúrgicos, garantindo um atendimento ágil e humanizado. É emocionante estar ligado às histórias de outras pessoas. que o cuidado físico em Sergipe teve avanços significativos. Cuidar dessa área é e será prioridade na nossa gestão”, afirmou o governador.
Com investimento de mais de 56 milhões de reais para a execução, o programa Ópera Sergipe do Governo do Estado, executado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), optou pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel, no município de Aracaju; o Hospital Amparo de Maria, no município de Estância; o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, e o Hospital Senhor dos Passos, em São Cristóvão.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, além de permitir o acesso simples e qualificado aos procedimentos, outro ponto forte do Opera é a agilidade no planejamento dos procedimentos cirúrgicos. “Uma vez credenciado, a idade máxima será de 60 dias, mas as cirurgias serão realizadas mais cedo. Portanto, o programa se consolidou como uma grande iniciativa do governo do estado para agilizar a fila de cirurgias eletivas. assim que o paciente entra no sistema hospitalar, recebe tudo rapidamente e, seguindo determinação do governador, já estamos executando a estrutura da segunda fase do Opera, que abrangerá novos tipos de procedimentos”, frisou o secretário.
Planejamento de procedimentos cirúrgicos.
Para acessar o programa, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima a você. Após a consulta, o paciente será encaminhado ao cirurgião, que fará o cadastro do usuário no Opera Sergipe, caso necessário. Uma vez concluída a inscrição, será possível realizar todo o procedimento através da página online ou aplicativo “Opera Sergipe”. As intervenções cirúrgicas serão realizadas no prazo máximo de 60 dias, a partir do registro da intervenção cirúrgica no sistema regulatório.
Foto: Arthuro Paganini
Neve | Alimentado por WordPress
Neve | Desenvolvido por WordPress