Sergipe lança tarefa de ponta para combater a dengue nas escolas

  Dengue nas escolas de Sergipe: As Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Educação e Cultura (Seduc) de Sergipe, em colaboração com o The Human Project (THP), apresentaram uma tarefa de ponta para o mosquito Aedes aegypti e para salvar a dengue no ambiente escolar. Na primeira assembleia realizada na sede da SES, foi apresentada uma comissão de geração social, com o objetivo de envolver e educar a rede de escolas públicas do estado na identificação e vigilância de focos de Aedes aegypti.

O coordenador da tecnologia THP, Igor Gonçalves, ressaltou a importância do georreferenciamento de possíveis focos de mosquitos. “Por meio do aplicativo Creature Infected Place Hunters (CLIC), os cientistas poderão identificar e monitorar possíveis surtos de Aedes aegypti. O aplicativo está disponível para uso e tem um design atraente e funcional para crianças e adolescentes. Além disso, temos um documento paradidático pronto em forma de história em quadrinhos publicada, que servirá como uma cortina instrutiva sobre os cuidados e precauções dos sintomas da doença”, explicou Gonçalves.

Suziani Soares do Nascimento, referência técnica estadual do Programa Saúde na Escola do Departamento de Atenção Primária à Saúde da SES, comentou sobre a importância do encontro intersetorial “O projeto CLIC, apresentado no encontro, prevê a progressão dos movimentos que. envolver a participação de jovens e adolescentes nas escolas da rede pública de ensino. Esses movimentos terão efeito positivo na sintomatologia das doenças causadas pelas arboviroses”, destacou Suziani.

Adriane Damascena, chefe do Departamento de Direitos Humanos da Seduc, reforçou o interesse das secretarias nas políticas de combate ao Aedes aegypti. O app pode despertar o interesse dos jovens pelo tema, abordando o tema de forma lúdica e empregando a “gamificação” para motivá-los. O número esmagador de acadêmicos é fundamental para a boa sorte dessa ação coletiva em suas comunidades”, enfatizou Adriane.

Outras reuniões técnicas intersetoriais serão realizadas na segunda parte de 2024 para garantir a viabilidade do trabalho piloto ainda este ano. Dependendo do envolvimento do corpo docente e dos alunos, novas escolas serão incluídas na alocação do CLIC em 2025.

A dengue faz parte de um grupo de doenças chamadas arbovírus, que são causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As arboviroses mais comuns em espaços urbanos são dengue, chikungunya e zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A reprodução do conteúdo é legal mediante a divulgação completa do URL https://imprensa24h. com. br/ como fonte. Abreviações e diversificações não são permitidas. O não cumprimento desta diretiva provavelmente resultaria em ação legal conforme previsto em lei.

Descubra as últimas notícias de Sergipe e Aracaju hoje, com atualizações em tempo real sobre notícias policiais e eventos locais. Fique sempre à frente da curva com as notícias atualizadas de Sergipe, adicionando pontos importantes sobre ocasiões recentes e desenvolvimentos em Aracaju. Conheça hoje o Notícias da Polícia em Aracaju.

Neve | Desenvolvido por WordPress

Neve | Desenvolvido por WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *