A economia brasileira cresceu 1,1% no trimestre, segundo a FGV

A economia brasileira cresceu 1,1% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, de acordo com a pesquisa Monitor do PIB, realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil totalizou 5,437 bilhões de reais, em valores de oferta, no trimestre.

Na comparação com o segundo trimestre de 2023, o acúmulo chegou a 2,9%, segundo a FGV. A taxa acumulada em 12 meses é de 2,3%.

O aumento de 2,9% em relação ao segundo trimestre do ano passado influenciou uma expansão de 5,3% no consumo das famílias, uma expansão de 7,3% na formação bruta constante de capital (ou seja, investimento) e uma expansão de 6,4% nas exportações.

Pelo contrário, as importações, que constituem um preço negativo no cálculo do PIB, aumentaram 16,3% no período.

O Monitor do PIB é o indicador oficial do PIB, mas serve como uma revisão dos números publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de sua fórmula de contas nacionais trimestrais.

O PIB oficial do segundo trimestre será divulgado pelo IBGE no dia 3 de setembro.

De acordo com a decisão do juiz, o líder é culpado de organizar e dirigir repetidos assaltos com fuzis em rodovias federais.

As inscrições podem ser feitas até 7 de setembro. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação, o Tesouro Nacional e a Bolsa de Estudos e tem como objetivo promover a alfabetização monetária entre os acadêmicos do ensino fundamental.

Segundo nota do governo de SP, “a fumaça densa e venenosa prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando distúrbios respiratórios e cardiovasculares”.

Entre as principais propostas a serem discutidas estão a justiça social, a proteção ambiental, a participação ativa das comunidades e a descarbonização da economia.

“Tudo é uma loucura. Não fico de pé desde que competi nas Olimpíadas. Este novo campeonato mundial é muito diferente”, diz o atleta medalhista de ouro.

A Radioagência Nacional lança a segunda temporada do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado ao público infantil. Em 3 episódios, a jornalista Akemi Nitahara aborda os problemas da política e das eleições municipais de 2024, dando a impressão de que as eleições também são um assunto de crianças.

A suspensão das modificações obrigatórias relançou o debate sobre a execução orçamental. Esta semana foi assinado um acordo entre os poderes sobre o tema.

A Rádio Nacional transmitirá o confronto entre Fluminense e Atlético-MG, que enfrentará uma das quartas de final da Copa Libertadores.

A organização terá 27 membros, somando 11 representantes da sociedade civil, que serão eleitos com base na opinião pública. Outros cinco membros virão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), um composto por cada região do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *