Metropolesmetropoles. com
21/08/2024 21h52, atualizado em 21/08/2024 22h30
Atualmente, outras 481 pessoas estão retidas na zona de trânsito limitado para estrangeiros do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, informou nesta quarta-feira (21/8) o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Eles foram admitidos como refugiados no país por falta de vistos ou documentos.
Anteriormente, o ministério chefiado pelo ministro Ricardo Lewandowski anunciou que o Brasil permitiria a entrada de imigrantes sem visto no Brasil. A medida entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (26/8).
A resolução surge depois que a Polícia Federal (PF) soube que o território brasileiro tem endereço para tráfico de pessoas no exterior.
De acordo com pesquisas, a maioria das pessoas que entram no Brasil sem visto não tem nenhuma explicação para justificar seu pedido de refúgio. Eles usariam o país como um ponto de passagem estratégico para os Estados Unidos ou Canadá depois de receberem o status de refugiado.
“Os números revelam um abuso do instituto porto seguro com o único objetivo de seguir direções migratórias anormais. Ou seja, consolida-se uma direção migratória anormal no Brasil, com a presença de atores envolvidos no contrabando de migrantes e no tráfico de pessoas; com um aparente uso fraudulento do instituto porto seguro”, disse o ministério em nota enviada à Metropoles.
De acordo com o Ministério da Justiça, a resolução só se aplicará a outras pessoas de países onde o Brasil deseja visto e que não tenham território brasileiro como destino final.
“Não será necessário visto por ocasião de escala ou conexão em território nacional, desde que não saia da zona de trânsito estrangeiro”, disse.
Os imigrantes sem visto e que forem admitidos como refugiados no Brasil serão encaminhados ao seu destino final.
Já foi criado um grupo de trabalho do Ministério da Justiça, em colaboração com a Polícia Federal, para acelerar o trâmite dos 481 imigrantes retidos em São Paulo.
Receba novidades do Metrópoles no seu Telegram e descubra tudo! Basta acessar o canal: https://t. me/metropolesurgente.
Todos os direitos reservados
Quais tecidos você gostaria de receber?
Parece que seu navegador permite ficações. Siga as etapas abaixo para habilitá-los:
1.
Mais no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem solicitar notificações
Você precisa se manter informado sobre as últimas notícias e receber notificações em tempo real?