Bolha de calor deve deixar tardes ‘escaldantes’, alerta site meteorológico

Uma bolha de calor deve deixar tardes “quentes” nos estados do sul do Brasil, além de Mato Grosso do Sul e áreas a oeste do interior de São Paulo nesta semana, alertou a MetSul Meteorologia. A massa de ar quente que se espalha pelas latitudes médias da América do Sul fará com que muitas cidades registrem temperaturas entre 35°C e 40°C.

A partir desta terça-feira (14), as temperaturas começam a subir significativamente no Rio Grande do Sul. E devem atingir o ápice na segunda metade da semana, com máximas excessivas previstas para esta quinta (16) e sexta-feira (17), estima a MetSul.

No início da semana, o calor foi mais intenso nas cidades do Oeste do Rio Grande do Sul, além do Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Em áreas mais ao Leste, como Porto Alegre (RS) e a costa gaúcha, as temperaturas ficam amenas – em torno de 30ºC – a princípio. Mas a tendência é de aquecimento gradual ao longo da semana por conta da bolha de calor.

No Rio Grande do Sul é esperado um calor intenso, com temperaturas entre 35ºC e 38ºC na região metropolitana de Porto Alegre e picos ainda mais elevados em espaços como os vales. O oeste gaúcho pode registrar temperaturas próximas ou superiores a 40ºC – por exemplo: nas cidades de Quaraí e Uruguaiana.

A MetSul também alerta para a ameaça de tempestades isoladas na segunda parte da semana, a partir de quinta-feira. O seguinte pode acontecer: chuva forte, vendavais e granizo, todos impulsionados pela bolha de calor.

Leia mais:

Essas tempestades tendem a ocorrer à tarde e durante a noite, com formação de nuvens com forte progressão vertical – Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb), por exemplo.

A nível local, algumas tempestades podem ser severas e causar danos significativos, especialmente em espaços onde as temperaturas máximas e a baixa tensão atmosférica aumentam a ameaça de nuvens muito espessas e eventos excessivos, alerta o MetSul.

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba. Já escreveu para sites, jornal e revista. Agora, é redator do Olhar Digital, onde escreve sobre (quase) tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *