Bahia é o estado mais procurado por turistas no verão

A Bahia continua na liderança do turismo nacional como o estado mais procurado no verão. Estudo do Ministério do Turismo (Mtur) estima que mais de nove milhões de visitantes passarão pelo território baiano na alta temporada, injetando 23,7 bilhões de reais na economia. O preço corresponde a 16% dos 59 milhões de brasileiros que viajarão a lazer no Brasil.

Entre os turistas que escolheram o estado nesta época está Patrícia Maia, de 55 anos, de São Paulo. “A Bahia é um estado de alegria. Gosto de ir às praias e relaxar. Também sou fã de gastronomia, principalmente Moquecas e Cocadas. “Estive aqui duas vezes e minhas filhas vieram pela primeira vez”, disse ela.

Segundo o chefe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-BA), Maurício Bacelar, o resultado do trabalho realizado por meio do MTur supera as estimativas estaduais e reafirma a posição dominante da Bahia.

“A crescente chegada de turistas é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na promoção dos destinos, divulgação do calendário das festas de verão, prospecção de voos, capacitação da mão de obra e realização de obras de infraestrutura. Tudo isso somado ao jeito acolhedor do nosso povo”, comemorou.

“A maravilhosa pluralidade de atrativos da Bahia, a promoção permanente realizada por meio do poder público e de projetos pessoais e o cenário econômico existente são favoráveis. Com certeza teremos um verão muito inteligente. Os destinos mais sensatos do estado devem registrar até 95% da ocupação hoteleira. Durante o verão, a taxa de sucesso é de 85%”, disse Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotelaria, segmento Bahia (Abih-BA).

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-BA), Leandro Menezes, esta é a época do ano com maiores expectativas por parte dos profissionais de marketing do setor: “esperamos um crescimento de até 15% em vendas, em relação ao verão passado, e geramos mais de 10 mil empregos diretos, além dos 40 mil empregos indiretos.

“Este verão será surpreendente. Já percebemos o crescimento de 18% na procura por nossos serviços. Temos 12 agências em toda a Bahia e contribuímos para o desenvolvimento da atividade turística, especialmente, em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica”, relatou Isac Lima, proprietário da Cassi Turismo, empresa de receptivo que oferece serviços de transfer e passeios.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, o aeroporto de Salvador, principal portão de entrada dos visitantes na Bahia, receberá mais de nove mil voos domésticos de todas as regiões do Brasil e 530 da América do Sul e da Europa.

“O verão representa uma época de atração de voos, com ênfase nos voos estrangeiros, que virão de sete mercados de origem”, disse Marcus Campos, chefe de marketing e promoções de companhias aéreas da Salvador Bahia AirportArray.

Ainda de acordo o Setur, o estado detém mais de 40% do fluxo de turistas internacionais da região Nordeste.

política de Privacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *