Celular seguro: saiba como a fórmula funcionará em celulares roubados e furtados em Alagoas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Alagoas apresentou nesta quinta-feira (09) o programa Celular Seguro, que tem como objetivo recuperar celulares roubados, roubados ou perdidos, por meio de notificação no aparelho e devolução voluntária. A iniciativa visa coibir a venda de telemóveis resultantes de movimentos criminosos e devolver os telemóveis aos seus verdadeiros proprietários.

VEJA TAMBÉM

Ao vivo +

Horóscopo do dia: previsão para o dia 12 de 20/01/2025

Pessoas famosas

O ator vencedor do Oscar Rami Malek mostra que quase foi preso por ser um criminoso e explica como conseguiu

O secretário executivo da SSP, delegado José Carlos, alerta que os crimes de furto de celular diminuem, pois com o passar do tempo, a aquisição de um aparelho roubado será desvantajosa para o comprador.

“Todos os dispositivos roubados nos quais um relatório policial é arquivado podem ser localizados. Será cada vez menos vantajoso adquirir esses celulares, porque inevitavelmente, em algum momento, o novo proprietário poderá ser chamado pela Segurança Pública para devolvê-los”, disse o secretário.

O programa será coordenado pelo chefe especial de inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, e pelo chefe da Delegacia de Crimes Cibernéticos, delegado Sidney Tenório. Alagoas é o terceiro estado do país a utilizar esse sistema, o que tem ajudado nos índices de roubos e furtos nos estados do Piauí e Amazonas.

A localização do dispositivo será baseada no rastreamento do smartphone, usando o número IMEI (Número de Identidade Internacional do Dispositivo Celular). Para acessar os aparelhos, o SSP obterá vantagens das operadoras de celular, que fornecerão dados sobre a abertura de novas linhas em celulares com status anormal.

Os aparelhos com restrição receberão uma mensagem de WhatsApp enviada do número verificado do programa Celular Seguro (82 98752-2597). A mensagem vai fornecer a data e hora que o indivíduo portador do aparelho deverá comparecer na sede da SSP, localizada na Rua Zadir Índio, no centro de Maceió. Caso o intimado não cumpra com a devolução, uma equipe policial coordenada pelo programa realizará uma notificação presencial.O coordenador do Celular Seguro, delegado Sidney Tenório, ressalta que as pessoas que compraram os celulares objetos de furto e roubo serão intimadas para devolução do aparelho. Com a colaboração, a pessoa poderá evitar a responsabilização criminal por receptação culposa ou dolosa.

“É fundamental que o usuário traga seu celular, de outra forma ele poderá ser responsabilizado. Primeiramente, levaremos em consideração a intimação, demonstrando assim sua religião inteligente. será considerado criminalmente responsável”, explicou o delegado.

Vale ressaltar que qualquer mensagem enviada por outro meio de comunicação que não seja o número oficial do Celular Seguro deve ser desconsiderada. Em caso de suspeita de golpes, registre uma denúncia na delegacia mais próxima ou através da Delegacia Virtual, no endereço delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

Você gosta de mim? Compartilhar  

AUTOR(A)

SABER MAIS

Sétimo dia em homenagem a Benedito de Lira acontecerá nesta segunda-feira (20)

Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20

Imprensa Oficial Graciliano Ramos recomenda literatura para a saúde intelectual

Equatorial vai ofertar troca de lâmpadas porta a porta e sorteio de geladeiras no Vergel do Lago

Ler

Brasileira que limpa nos Estados Unidos fala sobre as bobagens que descobre nas casas que limpa

Vídeo mostra atentado a tiros que terminou com criança de 3 anos morta em Maceió

CRB x CSA: A primeira colheita do ano foi adiada? A FAF se manifesta

Menino de 3 anos morre em Maceió

Veja como ficou a classificação do Alagoano após o fim da 3ª rodada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *