Mato Grosso do Sul registra aumento significativo na emissão de carteiras de identidade em 2024

A Sejusp (Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública), por meio da Polícia Forense de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Identificação, informa que em 2024, foram emitidas 288. 766 Carteiras de Identidade (NICs). Esse número representa uma expansão significativa de 70,14% até 2023, quando foram feitas 169. 727 carteiras.

Esse acúmulo reflete o compromisso do Governo do Estado em atender a demanda da população em desenvolvimento, ampliar vagas e otimizar serviços. Mensalmente são abertas cerca de 750 vagas para a Capital e cerca de 1. 300 vagas para os demais municípios do Estado, garantindo assim a acessibilidade ao serviço em todas as regiões.

 

Auxílio emergencial e mais vagas

Nesta semana, em um esforço para atender à população da Capital, foram disponibilizadas 450 vagas extras no Pátio Central, reforçando a capacidade de atendimento. Além disso, em casos de comprovada necessidade, todos os postos de identificação realizam atendimentos por encaixe para situações emergenciais.

 

Consciência de planejamento

Para evitar desperdício de vagas e fluxo de atendimento, o Instituto ID reforça a importância de comparecer aos agendamentos ou cancelá-los se necessário. O cancelamento pode ser feito diretamente na mesma página online onde foi efetuado o agendamento, permitindo assim que outras pessoas utilizem o espaço disponível.

 

Vantagens do novo documento

O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças. O documento possui um QR Code que pode ser lido por dispositivos apropriados, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade.

Além disso, o novo RG adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone), reduzindo a probabilidade de fraudes.

A primeira via do novo documento de identidade é avulsa e tem validade em território nacional. O prazo de validade varia de acordo com a faixa etária: de 0 a 12 anos, a validade é de cinco anos; de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para o restante das pessoas com mais de 60 anos a validade é por tempo indeterminado.

A gratuidade para a emissão da primeira via do novo RG em Mato Grosso do Sul vai até 2032, conforme estipulado pelo Governo Federal.

 

Como emitir o novo RG?

As pessoas podem agendar o fator dores de cabeça online através do seguinte link: http://servicos. sejusp. ms. gov. br.

É necessário ter em mãos os seguintes documentos obrigatórios: CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.

A emissão do novo RG é física e digital (com acesso pelo aplicativo Gov.br).

Maria Ester Rossoni, Comunicação da Polícia Científica

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *