Diferentemente dos principais prefeitos de Mato Grosso do Sul, que abriram o. . . Leia na coluna de hoje

Diferentemente da maioria dos prefeitos de Mato Grosso do Sul, que abriram as portas à população e demonstraram serviço nesses primeiros dias de mandato, outros, por outro lado, tomaram a decisão de identificar um “volto mais tarde”. estilo de gestão. . Tomaram a decisão de fechar as prefeituras por um certo tempo, para, digamos, “fazer um balanço” e dar início aos quadros para os quais foram eleitos. No começo realmente sua camisa e blusa, de jeito nenhum. . .  

A Anatel introduziu um novo recurso com o objetivo de ampliar a velocidade e a potência em caso de emergência. A geração pode localizar usuários de dispositivos Android e iOS ligando para 190 (polícia), 192 (serviço médico) e 193 (bombeiros).

O novo recurso funcionará na fórmula operacional do Android (versão 5. 0 ou superior) e iOS (versão 18. 2 ou superior), sem necessidade de aplicativo ou ação do usuário. Moradores de espaços com política limitada também terão acesso.

Nos meios políticos, tem gente achando que uns e outros estariam “deitados em berço esplêndido”, sonhando que a volta  em 2026 “é curta e certa”.  Tais observadores afirmam  que essa tchurminha, nos últimos tempos, teria guardado  o caderninho com o nome “povo” na gaveta e que estaria “pegando pó”, como se dizia não tão antigamente.

A vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) vem deixando  muito claro que, embora seja secretária de Assistência Social, não deixará de exercer o papel  para qual foi eleita e que a permite estar com os pés em toda  a estrutura da gestão. Observadores mais atentos  acham que ela estaria querendo demarcar terreno para não ficar  à sombra da prefeita, apenas como titular de um órgão de primeiro escalão. Em resumo, não gostaria  de ser vice “apenas por ser”,  sem nenhuma autonomia.  Vai daí que…

A decisão de se manter imparcial na segunda circular das eleições em Campo Grande, libertando seus membros, contribuiu para que não houvesse “nariz arrebitado” na eleição de Youssif Domingos, uma das ex-figuras do MDB, para o cargo de presidente. cargo de Secretária de Governo de Adriane Lopes (PP). Essa nomeação também permite que os emedebistas da administração da prefeita Adriane no presente, fiquem de olho apenas no futuro.

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), destaca a importância da atividade física para a prevenção e controle do câncer em comunicado divulgado na semana passada. Alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), o instituto destaca que a prática de exercícios físicos é favorável à saúde intelectual e coletiva, além de contribuir para o bem-estar, a qualidade de vida, a socialização e a ampliação da autonomia e da participação social. .

A prática regular de exercícios, segundo recomenda o Inca, pode levar à redução do risco de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, endométrio, cólon e reto. 

O estímulo à atividade física, no entanto, não deve partir apenas dos pacientes. 

Para o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Fábio Carvalho, a inovação da divulgação é justamente destacar o que a literatura clínica contribui para a perspectiva da atividade física para a aptidão em geral, e não apenas semelhante ao câncer. Com sua publicação, o artigo ajuda a desmistificar a ideia comum de que o descanso é a estratégia para pacientes com câncer.  

“O que o posicionamento também destaca é que existem políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão oferecendo atividades físicas à população brasileira”, observa. “Além disso, nas academias, outros profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, podem orientar sobre o assunto e para que outras pessoas adaptem a atividade física à sua realidade, dependendo de onde moram e da velocidade de trabalho que necessitam.

No Brasil, conforme dados do MS com base nos Registros de Câncer e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS), houve 71.730 casos novos de câncer de próstata, 21.970 de cólon e reto e 18.020 de traqueia, brônquios e pulmões em homens em 2023. Entre as mulheres, foram 73.610 casos novos de câncer de mama, 23.660 de cólon e reto e 17.010 de colo do útero no mesmo período. 

Os dados do Ministério também mostram o número de mortes por localização número um do tumor em 2021. Entre os homens, o câncer de próstata registrou 16,3 mil mortes, o câncer de traqueia, brônquios e pulmão 15. 987, e o câncer de cólon e reto 10. 662. O cenário continua semelhante entre as mulheres, com 18. 139 mortes por câncer de mama, 12. 977 por câncer de traqueia, brônquios e pulmão e 10. 598 por câncer de cólon e reto.  

“Especialmente para pessoas em tratamento contra o câncer, a atividade física tem o potencial de reduzir a mortalidade por certos tipos de câncer e aliviar sintomas como a fadiga. ao câncer, um sintoma comum entre outras pessoas que recebem tratamento contra o câncer. recentemente em processo”, enfatiza Carvalho.

Segundo a coordenadora, manter o corpo em movimento também melhora a qualidade do sono e o estado psicossocial (soma dos desejos de aptidão social, emocional e intelectual) dos pacientes. Em geral, a atividade física contribui para a prevenção, para prevenir o aparecimento de um caso de câncer e para ajudar aqueles que estão em tratamento ou estão em tratamento”, acrescenta. No estudo Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, o Inca alertou sobre o surgimento de 704 mil novos casos de câncer no país consistente com o ano até 2025, com distribuição nas regiões Sul e Sudeste, que representam cerca de 70% da incidência da doença.

No comunicado publicado no início deste ano, o Inca destaca que a atividade física, adaptada às condições específicas de cada indivíduo, é eficaz para pacientes em outras fases do tratamento. “Sem dúvida é fundamental que a equipe de saúde que já acompanha o caso tenha conhecimento de que o usuário irá realizar atividade física, preferencialmente sob supervisão de profissional de escola física ou fisioterapeuta”, destaca Carvalho.  

Para pacientes de vulnerabilidade econômica máxima, que não têm opção de acompanhamento por equipes especializadas, a coordenadora indica que movimentos inegáveis ​​podem ajudar.  

“Se o usuário não tiver acesso a esse profissional, possivelmente terá mais funções fisicamente ativas em sua vida. Por exemplo, caminhar um pouco mais, substituir carros em pequenos trechos, como ir à padaria ou ao mercado mais próximo de você. andar. Tudo isso trará benefícios”, recomenda Carvalho.

“Se possível, dependendo do nível de remédio e acesso que o usuário tiver, será ainda melhor frequentar uma atividade física sistemática, como uma academia ou mesmo uma corrida supervisionada, mas não é uma condição para receber ajuda. Benefícios da atividade física. Ter funções mais ativas fisicamente no dia a dia também ajuda muito”, diz ele.

Durante suas três décadas de carreira, a atriz atuou na televisão em projetos como a série “Meu Cunhado” e as novelas “Carrossel” e “Carinha de Anjo”. Mas ele ganhou popularidade nacional em 2019, quando pintou o conhecido retrato. como “La Jalouse” em “A Praça é Nossa”. Pela sorte na comédia, a atriz trouxe a personagem ao teatro em 2022, assinando seu primeiro monólogo de autora intitulado “A Ciumenta”, sob direção de André Dias.  

 

©2025 CORREIO DO ESTADO. Todos os direitos reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03. 119. 724/0001-47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *