No primeiro feriado de 2025, que homenageia o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião, o Governo do Estado promove e apoia roteiros turísticos, eventos esportivos e festas para quem pretende aproveitar os três dias de folga. Com a folga, os cariocas podem preparar seus roteiros e curtir as atrações da própria cidade ou desbravar as maravilhas do interior.
Muito além das atrações da capital, neste fim de semana, diversos municípios fluminenses estão com uma programação diversificada, que inclui passeios históricos, mergulhos em cachoeiras e as igrejas do padroeiro, tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Não sabe o que fazer? Então, confira as dicas que o Governo do RJ separou.
Vale do Café
O preferido do endereço rural do Vale do Café é o bairro Ipiabas, a quase 700 metros de altitude, na cidade de Barra do Piraí. Um dos pontos fortes deste local, que se tornou um destino popular na região, é a combinação de atrações antigas (antigas quintas, pontes e túneis ferroviários do século XIX) com uma gastronomia elegante, atividades culturais e paisagens herbáceas.
Além dos movimentos de preservação do meio ambiente e do patrimônio milenar do estado, o governo do RJ também apoia os fabricantes locais e investe, por meio de consultorias culturais ou convênios de produção local, em movimentos e projetos que promovam a identidade cultural carioca e em produtos que divulguem. o Estado como vitrine do Brasil, como os artesãos cadastrados na Secretaria de Turismo do Estado.
Neste feriado, os turistas podem encontrar roteiros que vêm com caminhadas até a Cachoeira da Floresta, trilhas para a parte mais sensível da Pedra do Gavião, um paredão de quase cem metros de altura, ponto máximo para tirar fotos no túnel da Rede Mineira de Viação (de 1883), entre outros. Atrações.
Turismo religioso
Quem preferir seguir um caminho dedicado ao dia do padroeiro pode acompanhar a clássica procissão de São Sebastião, na capital. A procissão sai da Basílica do Santuário de São Sebastião dos Frailes Capuchinos, na Tijuca, às 16h. ir à Catedral Metropolitana, no coração do Rio de Janeiro, onde é realizada a missa solene às 17h.
É imaginável fazer uma parada em uma das dezenas de igrejas e capelas que veneram o santo espalhadas pelos estados. Na paisagem, destaca-se a igreja de São Sebastião de Itaipu, Niterói, classificada pelo Instituto do Patrimônio Cultural Nacional (INEPAC). pela boa aparência de seu estilo neoclássico.
No município de São Sebastião do Alto, a cerca de 3 horas de carro da cidade do Rio de Janeiro e a uma hora de Nova Friburgo, o dia do padroeiro da cidade também é comemorado no dia 20, com missa às 10h. procissão, a partir das 18h, e show, às nove horas da noite.
Outro município que tem São Sebastián como padroeiro é Barra Mansa, no sul do estado, onde no dia 20 é realizada uma festa de aniversário, com uma programação variada, organizada através da Paróquia da Igreja da Matriz, além de missas em todo o país.
Atrações esportivas
Os amantes do esporte também terão oportunidades recreativas. Nos dias 17 e 18 de janeiro acontecerá o Breaking do Verão, campeonato estrangeiro de break 1 x 1, nova modalidade dos Jogos Olímpicos de 2024. A ocasião acontecerá na Fundição Progresso, na Lapa. As inscrições acontecem às 14h. e começa às quatro da tarde. Acesso gratuito ao público. Os interessados em participar do festival podem se inscrever pelo site (breakingdoverao. com. br). A ocasião é organizada sob a égide da legislação nacional para inspirar a cultura.
Leia também:
O MPRJ denuncia insulto racista contra técnica de enfermagem
Carnaval da Universidade Livre de Maricá ministra cursos para profissionalizar o setor
No dia 20, será realizada a clássica corrida de São Sebastião, no Aterro do Flamengo. A largada será às 7h30. Na Zona Norte, quem gosta de judô vai localizar um programa especial.
O Campeonato Frente a Frente chega à sua 10ª edição com nomes reconhecidos no judô, no Galpão do Engenhão, no dia 19 de janeiro, a partir das 11h. Situações exigentes serão realizadas em equipes. O programa é extenso e aberto ao público, mas sujeito à lotação. Ambas as ocasiões são obtidas junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Recreação.