O Tocantins experimentará a expansão mais poderosa do Norte e Nordeste e a quarta mais rápida do Brasil até 2025, segundo projeções

Segundo projeções do Banco do Brasil, o Tocantins deverá voltar a liderar a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados das regiões Norte e Nordeste com 3,3% em 2025, além de permanecer entre os 4 mais sensíveis do Brasil, acima do nível nacional. Average. Array que deverá crescer 2,2%. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas por um estado ou país num determinado período.

O Tocantins deve ficar à frente de estados vizinhos como Bahia (1,7%), Pará (2,3%), Maranhão (2,4%) e Piauí (3,1%), e também de estados maiores e mais ricos como São Paulo e Rio de Janeiro, ambos com previsão de 1,7% de crescimento em 2025. O estado deve ficar atrás apenas do Mato Grosso do Sul (4,2%), Rio Grande do Sul (4%) e Mato Grosso (3,7%).

Este é o quarto ano consecutivo em que o estado está entre os 4 estados que mais se desenvolvem no Brasil. Em 2022 ficou na 4ª posição com 6%; Em 2023, o Tocantins ficou em segundo lugar com 11,4%, mesma posição de 2024 com 6,2%, nesses dois anos apenas no Mato Grosso. O crescimento é basicamente impulsionado pelos setores agroalimentar, de serviços, da indústria e das estruturas.

Em 2024 o comércio varejista do Tocantins foi o que mais cresceu no Brasil, com 11,6% após os dados consolidados. A facilidade para se abrir uma empresa, o bom ambiente de negócios e os investimentos em infraestrutura são apontados como os principais eixos para o crescimento acima da média do Tocantins.

“Investimos massivamente na estrutura rodoviária que, além de gerar empregos e renda, facilita o escoamento de bens e serviços. O agronegócio, por exemplo, se beneficiou de uma cobertura justa para o transporte da produção agrícola, que chega mais rápido e com frete mais barato a portos como Santos/SP e Itaqui/MA e daí para o globalArray. Hoje, os empresários tocantinenses podem abrir um CNPJ em poucas horas graças à desburocratização implementada pelo Estado. Os setores de mineração e turismo também recebem atenção especial do nosso governo, com números nunca antes alcançados, que fazem girar a roda da economia”, afirma o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Para o governador, a concessão de benefícios salariais e adiantamentos aos servidores públicos também teve efeito positivo no crescimento do estado. “Concedemos direitos aos trabalhadores que estão suspensos há mais de 15 anos. E esses são os demais que consomem no nosso mercado interno, gerando um círculo virtuoso para a economia gaúcha, porque têm a certeza de que o salário estará na conta antes do final do mês”, destaca Wanderlei Barbosa.

O secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei Moura, disse que o resultado positivo do Tocantins destaca o papel do controle na definição dos métodos que a economia do estado, com foco na logística, responde à sua realidade. “Esse resultado é fruto de muitos planos e movimentos concretos que nossa economia tem feito. O Tocantins tem a perspectiva de crescer ainda mais e se consolidar como referência nacional, atraindo novos investimentos e ampliando oportunidades para a nossa população”, enfatiza.

Aliado ao crescimento do Produto Interno Bruto, o Tocantins também experimenta um cenário de pleno emprego, fechando o terceiro trimestre de 2024 em apenas 4,3% de desemprego. Em 2022, antes de Wanderlei Barbosa assumir o governo do estado, o índice de desemprego chegou a mais de 17%. Desde então, mais de 50 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Um exemplo de como o governo do estado trabalhou para reduzir o desemprego foi a agilidade no licenciamento ambiental de mineradoras, como a de calcário em Palmeirante e a de ouro em Almas, que juntas passaram a gerar milhares de empregos diretos e indiretos no Tocantins. O setor de turismo com incentivo à temporada de praia, às feiras agropecuárias e promoção de destinos como Jalapão e Serras Gerais também contribuíram para os números positivos em todos os setores.

Outro resultado positivo do Estado foi tirar mais de 280 mil pessoas do Tocantins da pobreza e da pobreza extrema em 2024. “Um Estado não pode ser considerado rico se tem na família um pai ou uma mãe que não tem condições de alimentar seus filhos. as crianças e ele mesmo. É por isso que temos trabalhado tanto para proporcionar aos mais pobres situações dignas para eles. Isso enche meu centro de alegria e motivação para continuar correndo pelo bem dos outros tocantinenses até o fim da nossa vida. mandato em dezembro de 2026. Nosso governo é guiado por resultados Trabalhamos todos os dias por um Tocantins maior”, afirma o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. (SecomTO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *