O programa Universidade para Todos de Pernambuco (Proupe) distribuirá 1. 560 novas bolsas de até R$ 500 para bolsistas matriculados no ensino superior municipal do governo do estado.
O edital foi lançado na quarta-feira (15) e as inscrições estão abertas até 27 de janeiro, no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O Proupe contribui com a formação em nível superior de estudantes com renda per capita menor que 1,5 salário mínimo, com ressalva para casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afi ns para professores do ensino fundamental ou médio, segundo a Secti.
A concessão das bolsas será dividida em dois grupos. O primeiro terá alunos de cursos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em especial dos cursos de Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Estatística, Matemática, Física, Química, e afins.
A organização do momento será composta por acadêmicos de outras carreiras de nível superior.
“As bolsas possuem um peso maior para os cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) para atrair mais alunos dessas áreas e suprir as demandas que tradicionalmente existem no Estado”, pontuou o secretário-executivo da Secti, Kenys Bonatti.
Pernambuco conta com treze prefeituras municipais de ensino superior, com a participação de mais de 11 mil estudantes, atendendo os municípios de Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Limoeiro, Goiana, Petrolina, Garanhuns, Floresta, Venturosa. , Pedra, Buíque, Santa Cruz e outros.