Rio Grande do Norte abre o ano com estoques de vacinas abastecidos

O Ministério da Saúde garantiu o fornecimento de vacinas nos últimos meses e, com ele, a cobertura da população do país. Os estoques de vacinas estão cheios. De acordo com o painel de distribuição, mais de 643 milhões de doses foram enviadas para todos os estados entre 2023 e 2024. Desses, 10,3 milhões foram enviados ao Rio Grande do Norte. Ao todo, 2,5 milhões de doses foram administradas à população do estado só no ano passado.

“Garantimos 100% do abastecimento de todas as vacinas do calendário básico”, reforça o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti. O diretor destaca que, desde 2023, as coberturas vacinais apresentam tendência de crescimento, resultado de ações como as campanhas de multivacinação, para ampliar o acesso às vacinas e garantir a segurança da população. Em 2024, até novembro, o Brasil já havia registrado aumento na cobertura vacinal de 15 das 16 vacinas do calendário infantil. Dessas, 12 ultrapassaram o percentual de 2023.

Todos os anos, cerca de trezentos milhões de doses de vacinas são distribuídas aos 5. 570 municípios brasileiros por meio do PNI. É um procedimento logístico que requer planejamento detalhado, controle efetivo e transparente para superar as situações exigentes impostas pela extensão territorial e diversidade do país.

“O procedimento logístico é complexo. Trabalhamos em colaboração com os estados, que distribuem para os municípios. Apesar das dificuldades, conseguimos enviar todos os calendários de vacinação do calendário fundamental de dezembro. Temos estoques garantidos, como vacinas contra meningite e coqueluche, com reservas para cobrir as necessidades dos próximos seis meses”, afirma Gatti.

No caso da vacina contra a varicela, para a qual há escassez de matéria-prima a nível mundial, o responsável do DPNI acrescenta que todos os desafios explícitos serão resolvidos com novos fornecedores. “Garantimos o fornecimento, somando a varicela, que enfrentou problemas notáveis, superando um desafio devido aos fornecedores. Hoje temos 3 fornecedores para esta vacina, garantindo a padronização no primeiro semestre de 2025”, destaca Eder Gatti.

O diretor também reitera que o Ministério da Saúde reforçou os estoques de imunizantes Covid-19 para 2025. De outubro a dezembro de 2024, foram distribuídas 3,7 milhões de doses aos estados, das quais há registro de 503 mil efetivamente aplicadas.

O Ministério da Saúde concluiu recentemente um pregão para a aquisição de 69 milhões de doses que poderão ser utilizadas em até dois anos. As doses serão entregues de forma gradual, conforme a necessidade, por meio de uma ata de registro de preços, garantindo maior flexibilidade nas entregas e evitando compras excessivas e desperdício de vacinas.

Em 2023, o Ministério da Saúde suspendeu o sigilo dos estoques e do descarte de vacinas e outros insumos. Foram utilizadas mais de 12,3 milhões de doses de vacinas que teriam sido perdidas, o que evitou um desperdício de apenas 252 milhões de reais.

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *